Cinema na década de 20

Um leitor do blog deixou uma pergunta no meu Formspring sobre quais seriam os grandes atores da década de 20 do século XX. Achei que seria interessante uma postagem sobre o assunto, por isso vou falar do cinema na década de 20.


Durante a 1a Guerra Mundial, a produção européia quase parou por falta de matéria prima e de energia, mas os europeus queriam muito ver filmes, principalmente alegres, e os americanos aproveitando-se da situação entraram no mercado europeu.


Por volta de 1920, para a maioria dos estúdios a grande preocupação eram os grandes lucros; os chefes dos estúdios eram homens de negócio e não artistas e assim houve uma queda grande de criatividade. Por isso, a maioria das inovações ocorridas nesta década se deu na Europa. A Alemanha ficou conhecida pela brilhante utilização da técnica fotográfica: caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo. Enquanto isso, os soviéticos tornaram-se os pioneiros em novas técnicas de montagem intelectual, Já na França foi criado o estilo de Impressionista, que expressa a realidade essencialmente como impressão de fenômenos de cor e luz. Nos EUA, os talentos de Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd dominaram a comédia, Cecil B. De Mille continuou a realizar melodramas carregados de sensualidade e os primeiros filmes de gângsters e documentários fazem a sua aparição. Alguns atores e atrizes de expressão desta época foram Rodolfo Valentino, Greta Garbo, Al Jonhson.


Em 1924 no recém fundado distrito de Los Angeles (Hollywood) instalaram-se pequena produtoras de cinema, que viriam a ser as grandes produtoras atuais como Columbia, Metro, Warner,Paramount, Fox e a Universal. Nessa mesma época (1924) na Inglaterra Alfred Hitchcock viria a realizar os seus primeiros filmes.


Em 1926 é lançado o filme Don Juan, o primeiro filme a utilizar o sistema sonoro Vitaphone, apenas com efeitos sonoros e músicas, mas um ano mais tarde foi lançado o primeiro longa-metragem sonoro: The Jazz Singer, realizada por Alan Crosland e interpretação de Al Jolson.


Em 1927 é criada, nos EUA, a Academia das Artes e Ciências das Imagens em Movimento, que atribuirá em 1929 os primeiros prêmios de excelência, conhecido por Oscar.

1928-A Warner Bros. estreia o primeiro filme totalmente sonoro e é responsável por todos os filmes sonoros produzidos neste ano. - Utilizando um sistema de som melhorado, Walt Disney e Ub Iwerks produzem o “cartoon Steamboat Willie”, apresentando a personagem do Rato Mickey, à qual Disney fornece a sua própria voz.

1929- A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas realiza a primeira cerimónia de entrega dos Óscares. - Os Irmãos Marx estreiam o seu primeiro filme, The Cocoanuts, na Inglaterra Alfred Hitchcock realiza Chantagem, o primeiro filme sonoro inglês.

Comentários

  1. Valeu, ajudou muito no meu trabalho :D

    ResponderExcluir
  2. melhor visão vc tem o wikipedia é muito confuso obrigado ae :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,ajudou muito na minha feira cultural,Vocês facilitaram muito a minha vida aqui,risus

    ResponderExcluir

Postar um comentário