Mauricio de Sousa


Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935. Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa.

Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte da infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes. Suas primeiras aulas foram no externato São Franciso, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Mas depois continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.

Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança. E, para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres. Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente. Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi. Mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho. Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Não conseguiu. Mas havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. E Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.

Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão. Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono - Bidu e Franjinha - e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista. Essa passagem deu-se em 1959. Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho - e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos. Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década. Daí chegou o tempo das revistas de banca.

Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, 2 anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras. Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos. Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.

Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses. Maurício ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados. Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação - a Black & White - com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria em controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.

Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.


Pai de dez filhos, além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus, Do Contra, Vanda, Valéria e Dr. Spada.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.

As revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio:

Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.
Magali: Colabora como roteirista.
Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

Em 2007 Maurício de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".

A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.

Leia também:
Elementais: O Receptáculo do Caos

Comentários

  1. Lembro que todo final de semana, quando ia p casa da minha avó, eu lia os gibis da Turma da Mônica. Às vezes minha avó ia comprar, só p mim ler!
    Saudades daqueles tempos...

    ResponderExcluir
  2. Cara eu sou fã do mauricio e achei SUPER DEZ essa homenagem PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha minha escola vamos fazer uma super homenagem pra ele

      Excluir
  3. tirei daqui tudo q pecisava!!!!!!
    bjuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. sei que ele é uma pessoa muito importante,e sei q muitas pessoas vão achar o que precisar dele aqui,eu recomendo para todos !!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 11:54

      oi anonimo eu estou fazendo um trabalho de portugues sobreo mauricio um autobiografia

      Excluir
    2. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 11:55

      eu com apenas 12 anos tanbem sou desenhista de quadrinhos e me inspiro no lendario mauricio de solza

      Excluir
    3. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 11:56

      eu adoro ele,ele é uma pessoa que me fez descubrir meu talento

      Excluir
    4. eu so tou nesa pagina poq preciso fazer um trabalho sobre ele E FIQUEI MUITO EMOCIONADA PELA A HOMENAGEM parabens Mauricio De Souza e que deus te abençoe!

      Excluir
  5. obrigada pela informaçao
    tirei tudo q precisava daqui
    bjssssssssss
    agradeço
    xauuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que louco muito bom
    valeu sooooooooooo?????
    beijssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. adoro os personagens de mauricio de sousa

    ResponderExcluir
  8. hum....k linduuu
    kkkkkkkkkk
    ameiii
    loko veiuuu ♥♥♥3♥33♥♥5♥♥lindu muito bom bom muito bom bom demais bostaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  9. isso me ajudou mto no meuu trabalhoo
    brgaduuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso tambem me ajudou muito tirei 10 em meu trabalho sem contar que eu adoro a turma da monica muito obrigado amo vcs

      Excluir
  10. isso me cajudou mto a fazer o meoo trabalhoo
    brigadaaa

    ResponderExcluir
  11. bia disse essas historias são divertidas legal mauricio

    ResponderExcluir
  12. TIREI DAQUI TUDO QUE PRECISAVA LEGAL SUA HISTÓRIA DE VIDA!!!

    ResponderExcluir
  13. QUE LEGAL SUA HISTORIA DE VIDA !!!!!!!!!!!!!!!

    ADOREI CONHER O SAITE E EU ADORO OS PERSONAGENS DE
    MAURICIO DE SOUSA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BJS
    MILLENA Ipatinga MG

    ResponderExcluir
  14. Eu me chamo karina laura silvestre tenho 11 anos.Adoro os personagens da turma da monica gosto mais manica e da magali . dia 15/11/2010

    ResponderExcluir
  15. EU SOU O WILMER .EU GOSTO DA TURMA DA MÕNICA .EU ADORO O CEBOLINHA E DO CASCÃO EU SOU O IRMÃO DA KARINA NA PALAVRA MANICA ELA QUIS DIZER MONICA .TCHAU TENHO 8 ANOS UM BEIJO ADEUS

    ResponderExcluir
  16. OI SOU EU A KARINA L.S. A MINHA PROFESSORA MANDOU TODO MUNDO DA CLASSE FAZER UMA PESQUISA SOBRE AUTORES .EU ESCOLHI VOCE EU ESTOUNA METADE DA SUA VIDA .No final do texto eu vou desenhar voce e a turma da monica. Me deseje sorte para eu tirar nota 10.há eu sou boliviana.Tchau .

    ResponderExcluir
  17. meu nome é Cárita tenho + de 100 gibis da turma incluindo almanacoes,bonecos e posteres , tambem gosto muito de desenhar os personagem da turma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 11:59

      eu tenho 977 gibis

      Excluir
    2. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 11:59

      desde o primeiro a te o ultimo

      Excluir
    3. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 12:00

      inclusive a turma jovem adooooooooooooro

      Excluir
  18. amoo de paixao turma da monicaa assistoo todo diaaa

    bjus.... (L)


    ASS: Daniel

    ResponderExcluir
  19. tenho toodas as revistinhas e dvds da turminha adooooro a turminha desde que eu bêbê
    Ass

    ResponderExcluir
  20. Aiii sou muiitoo fã da turma da moniica principalmente dela elaa e d+ adoro qando ela bate no cebolinha rsrsrsrsrs eles(a) são d+ seem palavras pra dizeer da turma . Tabeem gosto da marina ela é 10 e tambeem gosto do Mauricio de Sousa continua com as histórinhas é d+ Bejs*

    ResponderExcluir
  21. eu precisei faze um trabalho sobre maurício de sousa e gostei do que achei por aqui

    ResponderExcluir
  22. também vo fazer um trabalho , e amei oq ta aqui mt obrigado gente .

    ResponderExcluir
  23. As historias de maurício de souza sao muito boas ,divertidas,engraçadas,etc.Eu adoru a turma da monica e a minha historia preferida eu estou torçendo para que o maurício de souza crie mais e mais historias dessa turminha muito divertida.

    ResponderExcluir
  24. nossa sensacional lia na infancia historias de mauricio sem saber q era baseada em seus amigos e filhos aorei mais.

    ResponderExcluir
  25. MEU NOME E STHEFANY NATHACHA TENHO 9 ANOS MAURICIO SEU GIBIS SAO NOTA 100000000000000000000 QUASE TODOS O DIAS EU LEIO SEUS GIBIS MAURICIO TE ADORO BJS E COTINUI SENDO ESSE HOMEN TAO TALENTOSO TA

    ResponderExcluir
  26. Respostas
    1. vai toma no cú porra se nao sabe de nada desgraçada cu de galinha

      Excluir
    2. vai toma no cu desgraçada

      Excluir
    3. ninguem te obrigou a vir nesse site, então se vc não gosta do trabalho dele veio aqui só pra falar que ele é um lixo. Primeiramente, lixo é a boca de quem fala e os olhos de quem vê. Se ñ gosta respeita...

      Excluir
    4. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 12:08

      e iso ae

      Excluir
    5. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 12:11

      o sua otaria eu aoro o mauricio e se vc nao gosta dele guarda sua opniao pra vc ninguem quer saber ela nos vinhemos a este site pra mostrar ao mauricio o kuanto amamos ele esse site e pra gente civilizada e nao pra sem educaçao vaza desse site ke nonguem te quer aki

      Excluir
    6. suellen cristina r. o.29 de maio de 2012 às 12:12

      mauricio te ado bejus

      Excluir
  27. lucas vasconcelos dos santos9 de abril de 2011 às 00:28

    amo os gibis da turma da monica

    ResponderExcluir
  28. parece ateh eu desnehando...xD

    ResponderExcluir
  29. OI MEU NOME É JOÃO PEDRO TENHO 7 ANOS. MAURICIO SEU GIBIS SÃO NOTA 100000000000000000OOOOOO QUE JÁ TENHO MUITAS REVISTAS SUAS, ADORO LER ELAS TODOS OS DIAS QUANDO MEUS PAIS COMPRAM EU LEIO E É PORQUE EU LEIO TUDO. CONTNUE FAZENDO ESSAS REVISTAS QUE VOCÊ VAI SER MAIS FAMOSO DO QUE VOCÊ É ATÉ HOJE. SE VOCÊ TIVER AMIGOS FALE PRA ELES QUE VOCÊ É FAMOSO,TEM TUDO,QUE FOI VOCÊ QUE CRIOU AS REVISTAS DA TURMA DA MôNICA TODO MUNDO QUE NÃO SABE QUE EU SEI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK UM ABRAÇO TCHAU

    ResponderExcluir
  30. obrigado vou fazer o meu trsbalho sobre sua vida

    ResponderExcluir
  31. maneiro a vida do mauricio de sousa

    ResponderExcluir
  32. EU ADOREI ESSA HISTORIA POW EU I MAIK ADORAMOS

    ResponderExcluir
  33. muito boa essas historiaas em quadrinhos ...

    ResponderExcluir
  34. ele e de mais adoro os gibis dele

    ResponderExcluir
  35. adorei.porque me ajudou muito no trabalho da escola.
    ass.Jéssica

    ResponderExcluir
  36. mauricio de souza vc e tudo de bom e suas historinhas em quadrinhos

    ResponderExcluir
  37. EU ADORO O MAURICIO É APOIU MUITO ELE

    ResponderExcluir
  38. Nossa sou apaixonada pelas revistas da TURMA DA MÔNICA e viciada nas histórias.
    Toda sexta na minha escola é dia de leitura ou seja dia de TURMA DA MÔNICA.
    Ainda estou no ensino fundamental(6 ano)mas quero me formar lendo as histórias em quadrinhos da TURMA DA MôNICA ou as histórias,porque com essa tecnologia em mãos no futuro é capaz não existir papel.
    Meu nome é Larissa tenho 11 anos e como disse sou dependente da turma...bjos Mauricio,muitos anos de vida porque eu quero que meus filhos possam sonhar com a suas história!

    ResponderExcluir
  39. Eu preciso fazer um trabalho, e quero saber todos os nomes das histórias de Mauricio de Souza. Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  40. tenho um trabalho sobre mauricio de sousa, e aqui achei tudo o que eu precisava!!
    muito origada♥

    ResponderExcluir
  41. adoro todas as suas historias mauricio parabens pelo trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
  42. mauricio,eu adoro seus gibis e adoro seus livros novos,eu ja lí os dois na biblioteca da minha escola e espero doder ler todos que vc escreve

    ResponderExcluir
  43. entao mauricio de souza preciso mt de sua ajuda pois tem semana literaria naminha escola e a minha sala escolheu voce como escritor e precisamos mt da sua ajuda queremos que mande algo pra gente dizer e expor na nossa semana literaria

    ResponderExcluir
  44. mauricio eeu adooroo os seeus gibiis naa miinhaa caasaa teem muiitoos ee eu amoo leer eelees , Amoo oo seeuu traabaalhoo ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza mauricio e um exemplo a turma mais amda do brasil pelos jovens,crianças,idosos enfim todas as idades 100 anos ,30 anos,200,o que vale e o espirito de infancia dentro de nos pessoal

      Excluir
  45. nao tirei daqui tudo que precisava mais achei muito legal e adoro o trbalho de mauricio e tenho todos os seus gibiis e so quero dizer que gostei muito da ultima!

    ResponderExcluir
  46. obrigado aqui tem tudo para o meu trabalho de leitura,adoro o seus gibis.

    ResponderExcluir
  47. adora mauricio de souza.

    ResponderExcluir
  48. é muita coisa para copiar mais tem tudo que preciso,recomendo para todos pesquisem aqui beijos ate vc é show Maurício de souza te amuu

    ResponderExcluir
  49. eu amo turma da Mônica aos 7 anos aprendi a ler e só lia a turma da Mônica e as engraçadas eu ria sozinha... :D
    Agora tenho 11 anos e sou super fã de turma da Mônica jovem.

    Ass:Karina T. Takara

    ResponderExcluir
  50. Mauricio vc é um dos melhore escritores que eu ja vi.Te adoro S2
    Ass: Karina T. Takara

    ResponderExcluir
  51. gstei muitaooooooooooo..................

    ResponderExcluir
  52. Eu Adoro As Historinha Da Atuma Da Monica Jovem Beijoooos Galeraaa....

    ResponderExcluir
  53. adoro o mauricio de sousa porque ele tem trabalhos otimo com a turma da monica...

    ResponderExcluir
  54. gostei tem bastante informaçao
    adorei tudo parabens pelos seus
    gibis eu tenho varios sempre estou
    lendo eles meus personagens favoritos
    e a monica e a magali

    ResponderExcluir
  55. tenho 11 anos e daqui uns dias vou colecionar de tanto que gosto

    ResponderExcluir
  56. mauricio continue escrevevendo suas historias em quadrinhos eu amo monica e cebola eu queria que voce fizesse ma historia de ele indo para o futuro bjs mauriciu amo suas historias

    ResponderExcluir
  57. gostei da historia dele

    ResponderExcluir
  58. mairisio de sousa quamto vc que para vir a minha escola

    ResponderExcluir
  59. ola meu nome é Bianca tenho 14 anos leio os seus gibis a muito tempo adoro todos gosto muito da turma da monica e gostei muito da pulblicaçao da sua biografia ..obrigado

    ResponderExcluir
  60. ola meu nome é bianca e adoro os gibis da turma da monica e gostei muito da sua pulblicaçao . obrigado

    ResponderExcluir
  61. ooooooooooooooohhhhhhhhhhhhhh que INTERESSANTE

    ResponderExcluir
  62. aiiiiiiiiiiiiiiiii que paixão pela monica

    ResponderExcluir
  63. nossa muito legal os que eu mais gosto são monica o ceboinha

    ResponderExcluir
  64. eu acho muito legal a historia de vida de mauricio de souza!
    Ele criou personagens incriveis!!!

    ResponderExcluir
  65. turma da monica fezparte da minha infancia nao importa se a pessoa tem 200 anos 100 ou 40 anos o que vale e o espirito de infancia dentro de nos que ficara para sempre hoje tenho 26 anos e ainda curto muito gibis ,dvd e que i sso sirva para novas geraçoes que ele tem um carater melhor a cada anos de sua vida....quem sabe meu filho ira ler a turma mais amada e querida do brasil conhecida mundialmente.

    ResponderExcluir
  66. oi estamos na escola pesquisando sobre historias em quadrinhos escolhemos vc cm nosso autor preferido adoramos suas historias e admiramos muito seu conhecimento bjos adoramos vc e sua turma xau bijaoo alunas do ensino fudamental

    ResponderExcluir
  67. mauricio de sousa vc é dmais eu amo seus gibis da turma da monica.

    ResponderExcluir
  68. oiii
    adorooooooo Mauricio de Sousa susseso total

    ResponderExcluir
  69. Nossa eu gostei muito minha irmã tem a coleção é é muito boa!!!As revistas especiais,adolecentem,e piquenos gostei muito
    bjs
    tchau
    <3 :)

    ResponderExcluir
  70. Maurisio de souza vc é omelhor escritor da revistinha turma da monica gosto mais da magali é da monica pois eu sou comilona igual a magali e nervosa quando uma pessoa me irrita muito
    beijocas
    adoro vc
    tchau

    ResponderExcluir
  71. ola mauricio gosto muito de seus gibs ate mais ve
















    ResponderExcluir
  72. Ae?Blz?Eu gsto muto ds estrihs do mauricio e comecei a ler desde os meus 7 anos e agora já tenho 9.Gosto muito das hstrihs.Continuem com o bom trabalho.bjs xau

    ResponderExcluir
  73. mauricio sou uma grande fa de vc e da turma da monica adoro seus gibis e sempre vou gostar beijos tchau

    ResponderExcluir
  74. hoje minha professora mandou eu fazer um trabalho sobre a sua vida

    ResponderExcluir
  75. hoje minha professora mandou eu fazer um trabalho sobre a sua vida

    ResponderExcluir
  76. meu nome e sthefany sou fa das suas revistas na minha escola tem eu leio todos dias e eu sou a magali fofinha beijos tchau

    ResponderExcluir
  77. eu tenho 10 anos e estou colecionando seus gib e meu nome e sthefany

    ResponderExcluir
  78. odeio seu gibi mais tudo bem mesmo assim eu leio.

    ResponderExcluir
  79. AMO A TURMA DA MONICA E AMO TODO OS GIBIS QUE EU LEIO.

    QUEM CONCORDAR COMIGO RESPONDE O MEU COMENTARIO

    ResponderExcluir
  80. eu so um nerde mesmo né disse antonio bundão

    ResponderExcluir
  81. ador as turmas da monica e legal gosto muito quem gsta comenta ai

    ResponderExcluir
  82. eu adoro suas historinhas da turma da monica jovem eu ja li um monte a mais legal foi a edição 51 muito 10

    ResponderExcluir
  83. Eu amu tant o mauricio e suas revistas as deles crianças e as da turma jovem tenho da revista n 1 ate a n 53 completo

    ResponderExcluir
  84. ESTOU CAMINHANDO PARA A TERCEIRA IDADE, MAS AMOOO A TURMA DA MÔNICA. É MINHA REVISTA DE CABECEIRA.

    ResponderExcluir
  85. adoro o mauricio de sousa

    ResponderExcluir
  86. oi gftgyonuytf58pçp´t62923

    ResponderExcluir
  87. Amo as revistas da turma da Mônica cresci lendo os gibis com meus irmãos e estamos passando essa preciosidade aos nossos filhos.
    Mas estou fazendo um trabalho de escola com meu filho e quero que ele saiba a visão de mundo do artista Mauricio de Souza.

    ResponderExcluir
  88. Acho fantástico ver a história desse cara, um dos grandes brasileiros, que cara fantástico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário