Um leitor do blog deixou uma pergunta no meu Formspring sobre quais seriam os grandes atores da década de 20 do século XX. Achei que seria interessante uma postagem sobre o assunto, por isso vou falar do cinema na década de 20.

Durante a 1a Guerra Mundial, a produção européia quase parou por falta de matéria prima e de energia, mas os europeus queriam muito ver filmes, principalmente alegres, e os americanos aproveitando-se da situação entraram no mercado europeu.
Por volta de 1920, para a maioria dos estúdios a grande preocupação eram os grandes lucros; os chefes dos estúdios eram homens de negócio e não artistas e assim houve uma queda grande de criatividade. Por isso, a maioria das inovações ocorridas nesta década se deu na Europa. A Alemanha ficou conhecida pela brilhante utilização da técnica fotográfica: caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo. Enquanto isso, os soviéticos tornaram-se os pioneiros em novas técnicas de montagem intelectual, Já na França foi criado o estilo de Impressionista, que expressa a realidade essencialmente como impressão de fenômenos de cor e luz. Nos EUA, os talentos de Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd dominaram a comédia, Cecil B. De Mille continuou a realizar melodramas carregados de sensualidade e os primeiros filmes de gângsters e documentários fazem a sua aparição. Alguns atores e atrizes de expressão desta época foram Rodolfo Valentino, Greta Garbo, Al Jonhson.
Em 1924 no recém fundado distrito de Los Angeles (Hollywood) instalaram-se pequena produtoras de cinema, que viriam a ser as grandes produtoras atuais como Columbia, Metro, Warner,Paramount, Fox e a Universal. Nessa mesma época (1924) na Inglaterra Alfred Hitchcock viria a realizar os seus primeiros filmes.
Em 1926 é lançado o filme Don Juan, o primeiro filme a utilizar o sistema sonoro Vitaphone, apenas com efeitos sonoros e músicas, mas um ano mais tarde foi lançado o primeiro longa-metragem sonoro: The Jazz Singer, realizada por Alan Crosland e interpretação de Al Jolson.
Em 1927 é criada, nos EUA, a Academia das Artes e Ciências das Imagens em Movimento, que atribuirá em 1929 os primeiros prêmios de excelência, conhecido por Oscar.
1928-A Warner Bros. estreia o primeiro filme totalmente sonoro e é responsável por todos os filmes sonoros produzidos neste ano. - Utilizando um sistema de som melhorado, Walt Disney e Ub Iwerks produzem o “cartoon Steamboat Willie”, apresentando a personagem do Rato Mickey, à qual Disney fornece a sua própria voz.
1928-A Warner Bros. estreia o primeiro filme totalmente sonoro e é responsável por todos os filmes sonoros produzidos neste ano. - Utilizando um sistema de som melhorado, Walt Disney e Ub Iwerks produzem o “cartoon Steamboat Willie”, apresentando a personagem do Rato Mickey, à qual Disney fornece a sua própria voz.
1929- A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas realiza a primeira cerimónia de entrega dos Óscares. - Os Irmãos Marx estreiam o seu primeiro filme, The Cocoanuts, na Inglaterra Alfred Hitchcock realiza Chantagem, o primeiro filme sonoro inglês.
Valeu, ajudou muito no meu trabalho :D
ResponderExcluirmelhor visão vc tem o wikipedia é muito confuso obrigado ae :)
ResponderExcluirObrigada,ajudou muito na minha feira cultural,Vocês facilitaram muito a minha vida aqui,risus
ResponderExcluir