A César o que é de César

por Adriana Küchler

Esse ditado popular, usado quando queremos dizer que cada um deve receber o que merece, tem uma conhecida origem bíblica. A frase original é mais completa, e se remete ao tempo em que a Judéia, atual Israel, era uma província dominada pelo Império Romano (63 a.C.– 476). Segundo o capítulo 22 do evangelho de Mateus, Jesus teria sido abordado por fariseus que queriam descobrir se ele incentivava os judeus a não pagarem impostos. Questionado, teria dito: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

“Com isso, Jesus aconselhava os judeus a pagar os tributos e a não misturar o sagrado com os assuntos mundanos”, afirma a historiadora Ana Teresa Gonçalves, da Universidade Federal de Goiás. A frase mostra também a preocupação dos evangelistas do Novo Testamento em não ofender os romanos. Os livros de Marcos, Mateus, Lucas e João não foram escritos pelos próprios profetas, mas pelos seus seguidores. Isso aconteceu entre os anos 60 e 70, quando os cristãos eram perseguidos pelos romanos e lutavam para não provocá-los mais. O mais importante era difundir o cristianismo, mesmo que, para isso, fosse necessário dar a César o que era de César.

Comentários

  1. POxa, Parabéns pelo blog
    muito interessante
    Que Deus lhe abençoe!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito interessante essas explicações sobre ditados populares. Aquele "até tu Brutus?" também remonta à época do império Romano, fica aí então a dica para mais uma postagem ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. que blog interessante, e dificil de se encontrar

    parabens pelo blog

    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/
    comentem, me siga, votem na enquete

    ResponderExcluir
  4. achoq kda um temq ter oq merece mesmo. jesus muito sábio ñ kis ofender nem misturar nada.

    ResponderExcluir
  5. Post super interessante..
    fica o pedido por mais coisas desse tipoo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário