Salgueiro Campeão do Carnaval 2009


O Salgueiro é campeão do Carnaval 2009 do Rio. A escola da zona norte da cidade, fundada em 1954, conquistou seu nono titulo, recebendo 399 pontos dos 400 possíveis. A Beija-Flor conseguiu 398 pontos é a vice-campeã.Os outros títulos da escola foram conquistados em:

1960 "Quilombo dos Palmares"
1963 "Xica da Silva"
1965 "História do Carnaval de São Paulo - Eneida"
1969 "Bahia de Todos os Santos"
1971 "Festa para o Rei Negro"
1974 "Rei de França na Ilha da Assombração"
1975 "As Minas do Rei Salomão"
1993 "Peguei um Ita no Norte"


Esse ano, com o enredo "Tambor", o Salgueiro apresentou a história do instrumento e sua importância para manifestações artísticas e religiosas.
Durante o desfile, o Salgueiro levou para a avenida teatro, dança, circo e acrobacias. Para o abre-alas, a escola chamou a Intrépida Trupe para fazer apresentações guiadas por grandes tambores que tinham as cores do Salgueiro: vermelho e branco. O segundo carro alegórico, chamado Essência Ritual, teve problemas para entrar na avenida. A alegoria mostrou o uso pré-histórico do instrumento, por parte de comunidades tribais, que o construíam com peles de animais, por exemplo. No terceiro setor do desfile, o Salgueiro mostrou o uso místico dos tambores por várias culturas --crendices sobre a influência do toque do objeto sobre bons e maus espíritos e na comunicação com os deuses. O Salgueiro também fez homenagem à tradição do boi-bumbá, em especial à festa de Parintins, no Amazonas, que tem participação importante no Carnaval --a proliferação de carros alegóricos com movimento é creditada a profissionais formados na festa amazonense. No sexto carro, a escola mostrou a diversidade dos ritmos do Nordeste brasileiro, com representações de forró, xaxado e maracatu, entre outros. Essa região brasileira também foi representada no sétimo carro, que tinha a forma de um grande trio elétrico, popular no Carnaval de Salvador --Carlinhos Brown foi um destaque da alegoria. A escola usou o veículo para mostrar não só o uso musical do tambor, mas também a importância do instrumento para projetos sociais realizados por grupos como Olodum, Timbalada e Afroreggae. Para a última alegoria, o Salgueiro chamou mestres de bateria de agremiações concorrentes para fazer uma homenagem a um segmento que é considerado o "coração" de uma escola de samba.
Quem comemora também é a União da Ilha, que conquistou o título de campeã do Grupo de Acesso A do Carnaval do Rio. Com isso, desfilará pelo Grupo Especial no Carnaval de 2010. Alegria de uns, tristeza de outros. Com 390,7 pontos, a Império Serrano foi rebaixada para o Grupo de Acesso.
O desfile das campeãs com as seis melhores colocadas, ocorre no sábado, dia 28.

Comentários

  1. oi estava lhe devendo um comentario....

    gostei do seu blog parabens

    ResponderExcluir
  2. Oi Minerva, td bem?
    que bom que gostou,
    volte sempre e deixe sua opinião,
    valeW!!!!

    ResponderExcluir
  3. corvo entra no msn ,mais rápido posivel,valeu...

    ResponderExcluir

Postar um comentário