25.2.09

Salgueiro Campeão do Carnaval 2009


O Salgueiro é campeão do Carnaval 2009 do Rio. A escola da zona norte da cidade, fundada em 1954, conquistou seu nono titulo, recebendo 399 pontos dos 400 possíveis. A Beija-Flor conseguiu 398 pontos é a vice-campeã.Os outros títulos da escola foram conquistados em:

1960 "Quilombo dos Palmares"
1963 "Xica da Silva"
1965 "História do Carnaval de São Paulo - Eneida"
1969 "Bahia de Todos os Santos"
1971 "Festa para o Rei Negro"
1974 "Rei de França na Ilha da Assombração"
1975 "As Minas do Rei Salomão"
1993 "Peguei um Ita no Norte"


Esse ano, com o enredo "Tambor", o Salgueiro apresentou a história do instrumento e sua importância para manifestações artísticas e religiosas.
Durante o desfile, o Salgueiro levou para a avenida teatro, dança, circo e acrobacias. Para o abre-alas, a escola chamou a Intrépida Trupe para fazer apresentações guiadas por grandes tambores que tinham as cores do Salgueiro: vermelho e branco. O segundo carro alegórico, chamado Essência Ritual, teve problemas para entrar na avenida. A alegoria mostrou o uso pré-histórico do instrumento, por parte de comunidades tribais, que o construíam com peles de animais, por exemplo. No terceiro setor do desfile, o Salgueiro mostrou o uso místico dos tambores por várias culturas --crendices sobre a influência do toque do objeto sobre bons e maus espíritos e na comunicação com os deuses. O Salgueiro também fez homenagem à tradição do boi-bumbá, em especial à festa de Parintins, no Amazonas, que tem participação importante no Carnaval --a proliferação de carros alegóricos com movimento é creditada a profissionais formados na festa amazonense. No sexto carro, a escola mostrou a diversidade dos ritmos do Nordeste brasileiro, com representações de forró, xaxado e maracatu, entre outros. Essa região brasileira também foi representada no sétimo carro, que tinha a forma de um grande trio elétrico, popular no Carnaval de Salvador --Carlinhos Brown foi um destaque da alegoria. A escola usou o veículo para mostrar não só o uso musical do tambor, mas também a importância do instrumento para projetos sociais realizados por grupos como Olodum, Timbalada e Afroreggae. Para a última alegoria, o Salgueiro chamou mestres de bateria de agremiações concorrentes para fazer uma homenagem a um segmento que é considerado o "coração" de uma escola de samba.
Quem comemora também é a União da Ilha, que conquistou o título de campeã do Grupo de Acesso A do Carnaval do Rio. Com isso, desfilará pelo Grupo Especial no Carnaval de 2010. Alegria de uns, tristeza de outros. Com 390,7 pontos, a Império Serrano foi rebaixada para o Grupo de Acesso.
O desfile das campeãs com as seis melhores colocadas, ocorre no sábado, dia 28.

4 comentários:

  1. oi estava lhe devendo um comentario....

    gostei do seu blog parabens

    ResponderExcluir
  2. Oi Minerva, td bem?
    que bom que gostou,
    volte sempre e deixe sua opinião,
    valeW!!!!

    ResponderExcluir
  3. corvo entra no msn ,mais rápido posivel,valeu...

    ResponderExcluir
  4. Estou on,é urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir