Origem da palavra baderna.


Palavra exclusiva do português falado no Brasil, Baderna quer dizer confusão, desordem e bagunça. 
Na sua origem, servia para classificar os seguidores barulhentos de uma dançarina italiana que se casou no Brasil, a Maria Baderna.
Ela nasceu na Itália, em 1828, na cidade Piacenza. Desde pequena estudava dança, estreando aos 12 anos, na cidade natal. Integrou a companhia de dança do teatro Scala de Milão.
Naquela época, a Itália estava ocupada pela Áustria. Marietta era engajada na militância e fez parte de um grupo de revolucionários que decidiram não participar da vida artística enquanto os austríacos estivessem no país.
Em 1849, exilou-se no Brasil, com o pai, o músico Antônio Baderna. Ele faleceu oito meses depois, vítima de febre amarela.
Marietta fez muito sucesso nos palcos, conquistando o público do Teatro São Pedro de Alcântara. Casou-se com o maestro Gioacchino Giannini, com quem teve quatro filhos, duas mulheres e dois homens. (Observe-se que não foi encontrado ainda nenhum documento que comprove o casamento, mas o seu atestado de óbito diz: "Viúva do maestro Joaquim Giannini".)
Mulher à frente de seu tempo, ela liderou greves e introduziu elementos do lundum (dança afrobrasileira praticada por escravos) entre os passos da dança clássica. Fez parte do movimento abolicionista e ajudou na formação de quilombos no Rio.
Parte do seu salário era doado para causas revolucionárias na Itália.
No Brasil de Dom Pedro II, sociedade conservadora e escravista, Marietta foi super mal vista. Sempre que sofria boicote, com tempo de apresentação reduzido, ou cortinas que se fechavam antes do término do espetáculo, seus fãs, os "baderneiros", começavam a gritar e bater os pés.
Marietta morreu em sua casa, em Botafogo, Rio, no ano de 1892.


Comentários

  1. Existem descendentes de Marietta Baderna e Gioacchino Giannini no Rio de Janeiro, no Brasil, eu sou uma das descendentes,sou trineta, moro no momento em Curitiba, mas sou Carioca da Gema, faço uma pesquisa histórica dos meus ancestrais italianos, Marilia Giannini

    ResponderExcluir

Postar um comentário