26.6.16

O que é o Glúten?


Existem muitos alimentos que consumimos que podem ser potencialmente perigosos para a nossa saúde. O glúten, segundo as más línguas, é um deles. Explicando de maneira simples, o glúten é uma combinação resulta da mistura de várias proteínas. Por aumentar a taxa glicêmica em nosso organismo (além de outros fatores) ele é visto como vilão de quem está fazendo dieta.

A frase “contém glúten“, encontrada em embalagens de diversos produtos alimentícios, serve para alertar as pessoas portadoras de intolerância ou reações alérgicas a essa proteína, para que não consumam aquele alimento. 

O glúten aparece geralmente combinado com outras proteínas vegetais como as albuminas e globulinas e também em combinação com o amido desses cereais, sendo responsável pela elasticidade das massas compostas pela mistura de farinha e água.

Alimentos que contém glúten

O glúten pode ser obtido a partir da farinha de trigo e alguns outros cereais. Os alimentos que contém glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada, centeio ou aveia como bolachas, bolos, biscoitos, pão, torradas, cerveja e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza, por exemplo.

Doenças relacionadas

As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade, entre algumas semanas a até alguns meses.

Outra manifestação de intolerância, porém mais rara é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme. Em geral pessoas celíacas que não sabem que sejam portadoras desta doença, ao ingerirem alimentos com glúten sentem uma discreta indisposição estomacal que se torna mais acentuada com o tempo.

Entre 1% e 2% da população mundial apresenta intolerância ao glúten, embora até metade dos celíacos não apresentem sintomas graves ou que interferem na vida cotidiana destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário