Marca ou nome?

O que teria em comum Chiclete, Nutella e Miojo?
São exemplos de marcas que praticamente viraram substantivos. Segue a lista de 15 casos semelhantes em que a marca virou o nome.

1. Chiclete


A palavra chiclete é uma versão abrasileirada da marca de goma de mascar Chiclets, a marca pertence à empresa Adams, que está no mercado desde 1848.

Apesar da longa data de existência, as gomas de mascar  da empresa só fizeram sucesso realmente no século XX, quando foram cobertas com um confeito feito de amêndoas.

2. Nutella

A famosa Nutella na verdade se chama creme de chocolate com avelã. O produto foi criado pelo confeiteiro italiano Pietro Ferrero no pós-guerra.

Como havia pouco cacau disponível, ele decidiu misturar avelã no creme de chocolate. Na época em que foi criado, o produto era chamado de Supercrema Gianduja.

3. Miojo

Quem mora sozinho conhece bem esse produto. O macarrão japonês ganhou uma versão em várias marcas, mas ficou conhecido mesmo como miojo, a marca adotada pela Nissin.

O macarrão instantâneo é considerado uma das maiores invenções pós-guerra, não é para menos, em apenas alguns minutinhos ele acaba com a fome de quem não tem muito tempo, disposição ou não leva muito jeito na cozinha.

4. Gillete

O que os homens usam para fazer a barba? Se você responder Gillete, saiba que o nome do produto na verdade é barbeador descartável.

Gillete é uma marca da empresa Procter & Gamble, que tem a sua sede em Boston, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

5. Maizena

A Maizena é utilizada por mães, avós e tias para fazer biscoitinhos e outras receitas. Esse é outro item que não falta nos lares brasileiros.

O produto se chama Amido de Milho, a marca foi criada nos Estados Unidos em 1842 e pertence a empresa Unilever.

6. Velcro

Aposto que por essa você não esperava! Mas sim, o velcro não é o nome do produto, mas sim da marca. Ele foi criado pelo engenheiro Georges de Mestrel, na década de 1940.

No entanto o sucesso só veio em 1967, quando a Nasa usou o velcro na vestimenta dos astronautas durante a missão Apollo 1. Apesar de velcro ser conhecido pelo nome da marca, não existe outra palavra que possa definir o produto.

7.Band-Aid

O Band-Aid surgiu em 1920, inventado pela dona de casa Josephine Dickson. Ela vivia se machucando nas tarefas domésticas e decidiu criá-lo.

O marido de Dickson trabalhava na empresa Johnson & Johnson e mostrou a invenção para o seu chefe, que gostou bastante do novo produto.

Rapidamente ele começou a ser vendido nos Estados Unidos, no entanto, apesar de ser conhecido pelo nome da marca Band-Aid, o nome do produto é curativo adesivo.

8. Isopor

Pouca gente sabe, mas o nome desse produto não é isopor, isopor é o nome da marca. Nesse caso, nem é possível falar muita coisa, já que o material tem um nome complicado: poliestireno expansivo.

Isopor é uma marca registrada da empresa francesa Knauf Isopor Ltda, que chegou ao Brasil no início dos anos 1960. Atualmente ela fabrica embalagens industriais e peças de resinas celulares.

9. Cotonete

Na hora de tirar a sujeira dos ouvidos praticamente todo mundo utiliza o cotonete, inicialmente eles eram feitos em madeira, mas ganharam uma versão com hastes de plástico.

A marca surgiu no Brasil em 1965 e rapidamente se tornou sinônimo de hastes flexíveis. Nos Estados Unidos aconteceu a mesma coisa, mas em vez de se chamar cotonete, lá a marca que se popularizou foi Q-tips.

10. Catupiry

Qualquer coisa fica melhor com Catupiry, pizza, coxinha etc. Que o brasileiro adora esse produto, não é nenhuma novidade, mas será que todo mundo sabe o que ele é?

O Catupiry nada mais é do que um requeijão cremoso, a empresa que detém a marca foi fundada por um italiano em 1911.

11. Jipe

Esta aí outra palavra que ninguém imagina ser apenas o nome da marca! O Jipe, adaptação abrasileirada do Jeep, é uma marca dos veículos “off-road”.

A marca é registrada atualmente pela Chrysler LLC Group. O veículo surgiu no final dos anos 1940, nos Estados Unidos e em seguida foi trazido para o Brasil.

12. Tênis

Tênis é outro item que é chamado pelo nome da marca e ninguém imagina. A marca pertencia a empresa de calçados e artigos esportivos Alpargatas.

No entanto, a empresa perdeu direito a patente e a marca se tornou o nome oficial do produto, que rapidamente ganhou a cabeça e os pés dos brasileiros.

13. Durex

A fita adesiva, bastante conhecida como Durex, é o item que não costuma faltar em nenhuma casa ou escritório, já que as utilidades dele são inúmeras.

A marca Durex pertence à empresa 3M, que está no Brasil desde 1946. Na época, a fita adesiva era tão importante para ela que os funcionários a chamavam de “Durequinho”.

14. Xerox

Esse geralmente é o nome que damos para as fotocópias. Xerox nada mais é do que a marca norte-americana que levou as fotocopiadoras para o mercado.

Além de ser a responsável pela máquina, a Xerox também é conhecida por atuar no setor de tenologia da informação.

15. Zíper

É difícil imaginar que esse não é o nome do item presente em praticamente todas as roupas, mas sim o nome de uma marca.

O nome do zíper na verdade é fecho éclair. Quando surgiu, ele contava com ganchos e argolas, mas depois foi adaptado para o modelo que conhecemos.

Comentários