Os Sons da Floresta

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre, com o objetivo de prepará-lo para ser um grande governante.

Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever os sons da floresta.

Retornando ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever os sons de tudo aquilo que conseguira ouvir.

Disse o príncipe: "Mestre, pude ouvir o canto dos cucos, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus".

Ao terminar o relato, o mestre pediu ao príncipe que retornasse à floresta para ouvir todos os sons possíveis. Apesar de intrigado, o jovem obedeceu. Seguiu pensando: "Acho que já escutei todos os sons da floresta".

Durante uma semana o rapaz permaneceu sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... mas não conseguiu distinguir nem um som novo, além dos sons mencionados ao mestre.

Então, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo que já ouvira antes. Quanto mais atenção prestava, mais claros os sons se tornavam.

Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou: "Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse". E, sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo.

Quando retornou ao templo, o sábio mestre o aguardava. O mestre, então, lhe perguntou o que mais conseguira ouvir. O jovem foi logo dizendo:

- "Mestre, quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do Sol aquecendo a Terra e da grama bebendo o orvalho da manhã".

O mestre sorriu seu discípulo estava pronto.

É difícil ouvir o inaudível. Ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas.

Um líder, um educador pode inspirar confiança à sua equipe, entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada pessoa. A morte de uma organização ou instituição começa quando aqueles que estão à frente, administrando, liderando ouvem apenas as palavras que saem da boca – sem mergulhar nas relações e ouvir sonhos e sentimentos.

É preciso ouvir o inaudível. O lado não mensurado, mas que tem valor. Pois é o lado humano... Lembrando que mesmo com tanta modernidade, atrás de uma máquina tem dois olhos, atrás de dois olhos tem um ser humano.

Comentários