O mito de Sisifo

Filho de Eolo (o deus dos ventos), Sísifo foi considerado como o homem mais astuto do seu tempo. Tendo presenciado o rapto de Egina, filha de Asopo (o deus rio) denunciou Zeus, o deus dos deuses, ao pai da moça, em troca de uma fonte na sua cidade. Furioso com tal insolência Zeus ordenou a Tânatos que o matasse. Sísifo no entanto armou uma cilada e conseguiu aprisionar o deus da morte, provocando desse modo um desequilíbrio no Hades. Efesto, preocupado com a parada de ingresso dos mortais em seus domínios, queixou-se a Zeus. Este providenciou pessoalmente para que a tarefa da morte de Sísifo fosse cumprida. Sabendo do inexorável da sentença, Sísifo ordenou à sua mulher para que  não lhe prestasse homenagem fúnebre nenhuma. Chegando ao Hades nessas condições foi interpelado por Efesto: como poderia um rei apresentar-se de modo tão irregular perante o deus dos mortos, sem ter realizado os rituais premonitórios? Fingindo estar furioso, atribuiu toda a culpa dessa profanação à mulher e exortou que lhe fosse permitido voltar, apenas por um dia, para puni-la de forma exemplar. Efesto hesitou porem não poude negar-lhe o direito de fazer cumprir os rituais obrigatórios para a sua passagem ao mundo dos mortos. Sísifo aproveitou-se da concessão e não retornou ao Hades, conforme havia prometido. Voltou a defrontar-se com a morte somente muitos anos depois e, dessa vez, ele sim, foi castigado de forma exemplar – condenado a subir uma montanha  carregando uma pedra enorme, a qual, a partir do cume deveria fazer rolar pela encosta abaixo,  repetindo a tarefa indefinidamente – empurrar a pedra até o topo do morro e deixá-la rolar pela encosta abaixo, repetindo essa operação indefinidamente.

Segundo o filósofo francês Albert Camus, o sentido desse castigo era o de  provar aos homens sobre a inutilidade e o absurdo de tentar iludir a morte.

Comentários

  1. Como no filme "A missao"- onde o sujeito "se pune" levando um fardo acima do rio e deixando-o arrastar pra baixo novamente....

    ResponderExcluir
  2. Vemos isso até mesmo na Revolução dos bichos de george orwell, o cavalo que empurra a pedra morro acima, ela retorna à base da encosta, e novamente ele a empurra para cima, isso durante um tempo que não é pouco!
    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse artigo me ajudou muito no meu trabalho dde colégio

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. esse conteúdo eh muito bem, me ajudou no meu dever... muito legal.....

      Excluir

Postar um comentário