Afeganistão

O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã. 
Desde a Antiguidade, o Afeganistão tem sido objeto de invasões e conquistas. Esse fato ocorre em razão de sua localização geográfica privilegiada, pois é um ponto estratégico para as relações comerciais e uma área estratégica de fundamental importância para dominar a Índia ou estabelecer domínio na Ásia Central.A área que corresponde ao território afegão tem registros de ocupação há mais de 2500 anos. A região foi ocupada pelo Império Persa por volta de 500 anos a.C., porém, após um século, Alexandre, o Grande, através de suas tropas, invadiu esse território e fundou a cidade de Alexandrópolis. 
No século II a.C., povos de origem celta criaram o Império Kushana, principal responsável pela propagação do budismo e por sua inserção na China. No entanto, a região foi integrada definitivamente ao Império Persa no século III d.C., nesse período se iniciou a influência islâmica, religião predominante no país atualmente.Os povos mongóis dominaram esse território entre os séculos XII e XVI. Em 1747, o monarca Ahmad Shah Durrani unificou a região e logo em seguida consolidou o Afeganistão à condição de Estado – Nação. Em 1887, através de um acordo entre a Inglaterra e a Rússia, ficou estabelecido que o Afeganistão seria área de influência inglesa, o regime monarca na região ficaria sob tutela da Inglaterra, esse processo durou até 1919, quando finalmente o Afeganistão conquistou sua independência.Porém, o país continua sendo alvo de invasões, em 1979, os soviéticos invadiram o Afeganistão e consolidaram no poder Babrak Karmal, adotando o sistema comunista. A dominação soviética ocorreu durante dez anos, e só chegou ao fim quando o grupo fundamentalista sunita, denominado Talibã (plural de talib, que significa estudante), tomou o poder no país entre os anos de 1996 e 1998. 
O país sofreu outra invasão, desta vez uma aliança internacional - liderada pelos Estados Unidos da América - invadiu o Afeganistão após os atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001. 
Bin Laden e a Al Qaeda são acusados por serem os responsáveis pelos ataques terroristas nos Estados Unidos. Após confrontos, cerca de 500 combatentes do grupo Talibã e pertencentes a Al Qaeda foram mortos.O regime instalado no país pelo Talibã chegou ao fim. E, em dezembro de 2004, através de eleições populares, Hamid Karzai foi eleito o primeiro presidente do Afeganistão. 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Comentários