O efeito do Vermelho

Há duas garotas igualmente lindas a sua frente: uma delas usa um vestido rubro que a cobre até os pés; a outra, um elegante longo azul. Qual delas chamaria mais a sua atenção? As meninas que nos leem provavelmente precisariam de mais informações para decidir. Que acessórios elas usam? Qual é a cor dos seus cabelos? Como está a sua maquiagem? Já os leitores homens não titubeariam: a mais atraente é a de vermelho.

A ciência, é claro, explica essa tendência masculina. Segundo o Journal of Personality and Social Psychology, o vermelho, em comparação a outras cores, leva os homens a perceberem as mulheres como mais interessantes do ponto de vista sexual. Isso porque o matiz acentua sinais biológicos que indicam fertilidade, como lábios vermelhos e bochechas rosadas.

Não só no campo da sedução, entretanto, o efeito vermelho mostra a sua força: pesquisas comprovam que jogadores de futebol e lutadores usando uniformes encarnados, em geral, têm um desempenho superior aos atletas vestidos em outras tonalidades. Como a cor é associada à raiva e agressão, depreende-se que ela tenha o poder de intimidar os adversários.

Assim como os jogadores rubros, professores que usam canetas vermelhas para corrigir provas também devem ser temidos. O estudo The pen is mightier than the word: Object priming of evaluative standards mostrou que, com um marcador encarnado na mão, os professores apontam mais erros e definem notas mais baixas do que se estivessem usando esferográficas azuis.

Se, além da caneta, os educadores ainda vestirem uma camiseta vermelha durante o teste, o fracasso dos estudantes será retumbante. Em quatro experimentos, psicólogos perceberam que entrar em contato – mesmo que rápido – com a cor antes de uma prova prejudica significativamente o desempenho. A reação não é consciente, e está ligada às percepções de fracasso e perigo que o vermelho traz em contextos educacionais.

Atração, agressividade, rigor e descontração: com todos esses poderes, agora vai ser difícil usar o vermelho como antes, não? :-)

Saiba mais sobre o efeito vermelho no livro Princípios Universais do Design, de Lidwell e Cols. Um apanhado geral sobre cores pode ser consultado em Design Básico: Cor, de Ambrose e Harris.

Fonte: Blog do Grupo A

Comentários

  1. a materia do engenheiros foi demais
    ai vim ler um post nov o
    e pow
    não tem como não ficar por aqui

    texto cheio d eritmo

    parabens

    ResponderExcluir

Postar um comentário