11.7.11

Cãibras

Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e momentâneas. Sabe-se que essas contrações são de origem nervosa ou neuromuscular. Esse bloqueio muscular aparece geralmente nos músculos biarticulares: ísquios, bicípites, tricípites (longa porção) e barriga da perna.
A cãibra pode ser causada por inúmeros fatores. O principal fator associado à cãibra é o excesso de atividade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo. Além desse, outros fatores contribuem para a incidência das contrações, como a perda excessiva de água e sais minerais, principalmente o potássio; e a deficiência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares.
Para amenizar os efeitos da dor é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares. Para evitar as cãibras é aconselhável comer alimentos ricos em potássio, como banana ou água-de-coco. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade física.
Em geral, a cãibra não representa preocupação para a saúde. A maioria delas ocorre esporadicamente durante exercícios muito intensos. No entanto, em casos frequentes, é necessária uma análise médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário