Vila Sésamo

Vila Sésamo é um programa educativo de televisão dedicado ao público infantil, que é exibido na TV Cultura, na TV Rá-Tim-Bum e na TV Brasil. Ele é baseado no programa norte-americano Sesame Street, criado pela Children's Television Workshop, atual Sesame Workshop. A Vila Sésamo é exibida na TV Cultura de segunda a sexta às 8:30 da manhã e às 13:30 da tarde e nos sábados, às 13:30. Na TV Brasil o horário é às 15:30.

O programa estreou no dia 29 de outubro de 2007 na TV Cultura, e traz noções educativas para as crianças de três a seis anos. Ele ensina várias coisas como as letras, os números, as formas geométricas, as cores, etc. Isso tudo, acompanhado de cenas com a interação de bonecos, músicas, desenhos animados e diversão. Os principais personagens do programa são Garibaldo e Bel, personagens das cenas nacionais. Mas também há outros personagens, só que da versão americana, como Elmo, Grover, Ênio, Beto, Come-Come, Zoe, etc. Enfim, o seriado traz cenas nacionais e cenas do seriado norte-americano. Um programa recomendável para as crianças, pois traz uma temática educativa bem dotada, que não é chata e que ao mesmo tempo diverte e ensina.

São exibidas as cenas entre Garibaldo e Bel brincando e aprendendo. Além dessas cenas, existe o quadro onde Bel tem que achar, entre uma piscina de "dados coloridos" uma certa quantidade de objetos, dependendo do número do dia. Também há o quadro onde Garibaldo tem que achar três objetos que começem com a letra do dia.

Também há os quadros americanos: O Mundo de Elmo (Elmo's World) onde Elmo e seu peixe de estimação Dorothy aprendem mais sobre o tema do dia junto com crianças e amigos; Viagens de Grover (Global Grover) onde Grover relata sobre suas viagens pelo mundo; e Brinque Comigo Sésamo (Play with Me Sesame) onde as crianças aprendem e interagem com os personagens da Sesame Street.

CuriosidadesSesame Street já foi adaptado uma vez, na década de 1970, no Brasil. Era produzido por meio de uma co-parceria entre a TV Cultura e a Rede Globo. Estreou em 1972 e teve seu fim em 1977. Só depois de vários anos de negociações, a Tv Cultura conseguiu novamente os direitos da emissora norte-americana e produziu a nova versão.
Segundo a matéria da Revista Veja, a fantasia do personagem Garibaldo é constituída de 5 mil penas de peru e avestruz. A Sesame Workshop exige que a vestimenta seja tocada somente com luvas e que ela tem que ser lavada com uma mistura de água e vodca.
Ainda segundo a entrevista, a escolha de Garibaldo para capitanear a nova versão aconteceu depois que uma pesquisa da Tv Cultura concluiu que o personagem era o mais lembrado pelos adultos que assistiram a primeira versão. A personagem foi o mais popular da versão de 72
Além das cenas produzidas no Brasil,são exibidas cenas dubladas do original Sesame Street. As cenas que não são dubladas são exibidas no programa Sesame English, também exibido na Rede Cultura.
A música de abertura da nova versão se chama Gergelim e é interpretada por Vanessa da Mata.
Com a entrada do programa, a TV Cultura viu as audiências subirem. Marcando 3,7 pontos no Ibope, a emissora empatou várias vezes com a Record e Band, sendo que já ganhou das duas poucas vezes.
A Vila Sésamo é exibida em cerca de 120 países.

Personagens Garibaldo, Bel, Elmo, Ênio, Beto, Sofia Sabida, Come-Come, Caco, o Sapo, Rosita, Telly, Zoe, Grover.


Comentários

  1. alguém sabe onde acho as trilhas musicais da vila sésamo -2010.

    ResponderExcluir
  2. estou procurando esta trilha e também não acho de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBÉM QUERO!!!!! SÓ ACHO EM INGLÊS. QUEROA A MUSICA FELIZ QUE O ELMO CANTA COM A ROSITA... POR FAVOR ALGUEM POSTE NA NET........

    ResponderExcluir
  4. Eu quero a música que a Bel canta nos intervalos ""toda manhã quando eu acordo só consigo sorrir...."Por favor vcs sabem onde encontro o vídeo dela cantando? Não consigo encontrar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário