A vida do homem

Deus criou o homem e disse-lhe:

— "Vai, serás o senhor da terra e o animal superior. Grandes trabalhos e surpresas te esperam mas de tudo triunfarás, se fizeres a tua parte. A tua felicidade depende muito do teu querer. Viverás 30 anos".....

O homem ouviu e calou-se.

Deus criou o burro e disse-lhe:

— "Vais viver como escravo do homem, conduzi-lo e a todos os fardos que te puserem às costas. Serás bastante discreto e paciente para suportar, além da pesada carga, as privações que te forem impostas durante as viagens. Viverás 50 anos".

— "Escravidão, cargas, privações e viver 50 anos... É muito, Senhor. Bastam-me 30.

Deus criou o cão e disse-lhe:

— "Vais ser o companheiro do homem, de quem guardarás sempre alerta a porta, servindo-o com inteira obediência, ainda que não recebas mais do que um osso para matar a fome. Sofrerás açoites, mas, humilde e fiel, tens que lamber a mão que te castiga. Viverás 30 anos".

O cão pensou e refugou:

— "Vigiar dia e noite, açoitado, padecer fome e viver trinta anos... Não, Senhor, quero apenas 10. Deus criou o macaco e disse-lhe:

— "Vai, o teu ofício é alegrar o homem, saltando de galho em galho, ou atado a um cepo, procurarás, imitando-o o bom humor. Viverás 50 anos",

O macaco pestanejou e pediu:

— "Senhor, é demasiado para tão indigno mister. Basta-me viver trinta anos".

Tomando, então, a palavra, disse o homem:

— "Vinte anos que o burro não quis, vinte que o cão enjeitou, vinte que o macaco recusa, dai-mos, Senhor, que trinta anos é muito pouco para o rei dos animais,

— "Queres? respondeu o Criador. Viverás, assim noventa anos, mas com uma condição:

Cumprirás, em tua vida, não só o teu destino, mas também o do burro, o do cão e o do macaco".

E assim o homem vive. Até os trinta, forte, corajoso, resistente, arrasta perigos e estorvos, luta com resolução, vence e dorme. É HOMEM. Dos trinta aos cinquenta, tem família e trabalha sem repouso para sustentá-la. Cria os filhos, afadiga-se para educá-los e garantir-lhes o futuro. Sobre ele se acumulam os encargos. É BURRO.

Dos cinquenta aos setenta, está de sentinela à família. Dedicado e dócil, seu dever é defendê-la mas já não pode, contudo, fazer valer a sua vontade. Contrariado, humilha-se e obedece. É CÃO.

Dos setenta aos noventa, sem força, curvo, trôpego e enrugado, vegeta a um canto, inútil e ridículo. Faz rir com sua gula, sua caduquice e sua própria rabugice. Sabe que não o tomam a sério. mas se resigna e tem gosto em ser palhaço das crianças. É o MACACO.





Texto de Xavier Marques

Comentários

  1. Reflexivo o texto. Só acho que, mesmo vivendo 90 anos, o homem, se não quiser, não precisa carregar o fardo do cão, macaco e do burro. Cada um tem o poder de conduzir sua vida da maneira que desejar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário