14.7.10

Por que se usa a expressão "sete mares" se os mares são bem mais que sete?

por Marina Motomura



Tudo indica que a expressão surgiu no livro As Mil e Uma Noites, uma compilação de histórias tradicionalmente contadas boca a boca no Oriente Médio, que ganhou sua primeira versão impressa no século 9. Uma das histórias contadas é a do marinheiro Simbad, que, para levar mercadorias a portos distantes, viaja por sete mares. A expressão se tornou comum e ainda hoje é usada pelos navegantes para dividir os oceanos de uma forma um pouquinho diferente da que vemos nos atlas mais comuns: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico. Os dois últimos costumam ser considerados partes do Atlântico e não se dividem os principais oceanos em porções norte e sul. Além disso, oceanos e mares não são sinônimos. Os mares são porções de água comportadas em áreas fechadas (os oceanos são abertos) e são muito mais numerosos do que os oceanos: de acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, há 61 mares na Terra, como o mar Vermelho (entre a África e a Arábia Saudita) e o Mediterrâneo (entre a África e a Europa). Nessa lista, entram também os golfos e baías, como o golfo Pérsico (no Oriente Médio) e a baía de Hudson (no Canadá). Esse mundaréu de água, somando mares e oceanos, cobre 71% da superfície terrestre.

3 comentários:

  1. Parabens pelo, blog ! interessante a origem dessa expressao, alias, acho tbem interessante saber como surgiram as expressoes. por exemplo sabia que a expressao santo do pau oco surgiu da epoca em que se fazia o trafico de diamantes na regiao mineira dentro de santos, assim os fiscais da corte portuguesa nao podia saber que dentro dos santos havia um " oco" onde se escondia o contrabando e se fugia de pagar impostos.
    Nossa lingua é bem rica, parabens
    Ibere

    ResponderExcluir
  2. interessante seu texto...muito bom...nunca pensei por que 7 mares tambem...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade os "sete mares" da expressão original se referem aos mares do Oriente Médio. São eles: Mar Adriático, Arábico, Caspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Golfo Pérsico.

    ResponderExcluir