Bom Humor no Trabalho

Por Patrícia Lopes

Na busca por resultados, as organizações estão investindo cada vez mais no conceito do bom-humor. Os processos seletivos também estão permeados por essa idéia.
Proporcionar um ambiente de trabalho agradável é o que especialistas da área de recursos humanos pronunciam atualmente. O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais, tornando-as mais agradáveis; aumenta a união entre a equipe; eleva a produtividade; e ameniza o estresse, já que estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer.
Após analisar estudos sobre os efeitos do bom humor nas relações sociais, pesquisadores das Universidades Columbia e do Missouri, nos Estados Unidos, concluíram que as brincadeiras no ambiente de trabalho diminuem a fadiga.
A sensação de bem-estar provocada pelo riso propicia maior fluência de idéias, decisões mais criativas e sucesso no trabalho, que pode ser observado a partir da melhora no relacionamento, diminuição da tensão e aumento da auto-estima. O bom humor favorece o aprendizado, tornando-o mais eficaz.
Manter o bom humor no trabalho muitas vezes se torna um desafio em condições de trabalho não muito satisfatórias. A convivência, se trabalhada, pode afastar o clima estressante que muitas vezes paira no ambiente corporativo.

Comentários

Postar um comentário