19.3.10

Mitologia

Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
Normalmente a mitologia é associada à sociedade de sua fundação, como a mitologia que surgiu na Grécia é denominada Mitologia Grega, sendo essa a mais famosa de todas. Em várias religiões a mitologia está presente de alguma forma. No Neopaganismo, por exemplo, a mitologia é a própria caracterização de sua fé.
Na sociedade atual, a mitologia está fortemente presente. Diversos jogos como Final Fantasy e Ragnarök; filmes e séries de televisão, como Harry Potter e Cavaleiros do Zodíaco possuem suas bases na mitologia.


Mitologia Romana
A mitologia romana explica o surgimento e a história de seu povo.
A mitologia romana arcaica sofreu grandes modificações com a incorporação de grande parte da mitologia grega. Isso fez com que, surgisse em Roma diversos deuses e heróis muito semelhantes aos gregos, diferentes desses apenas no nome.

Perseu e Medusa
Perseu era o filho do deus Júpiter com Dânae. O pai de Dânae e avô de Perseu, Acrísio, foi avisado pelo Oráculo que o filho de sua filha (Perseu) seria o instrumento de sua morte. Então, colocou Perseu e sua mãe Dânae, dentro de um baú e os jogaram no mar.O baú foi achado por um pescador, que o conduziu para Polidectes, o rei da região. O rei tratou a Perseu e sua mãe muito bem, e quando Perseu havia se tornado homem, deu a ele a missão de conquistar Medusa.Medusa já fora uma linda mulher, porém quis competir com a deusa Minerva, que a puniu transformando seus lindos cabelos, em serpentes. Medusa tinha um aspecto tão assustador que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra.Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.


Fonte:brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário