Unidos da Tijuca Campeão do Carnaval 2010

A Unidos da Tijuca recebeu na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas o título de Campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio. O último título havia sido conquistado em 1936. A escola teve 299,9 pontos dos 300 possíveis. A segunda colocada foi a Grande Rio, com 299,4 pontos; a Beija-Flor ficou em terceiro, com 299,2 pontos.

A Viradouro foi rebaixada do Grupo Especial para o Grupo de Acesso no Carnaval do ano que vem. A escola teve 290,5 pontos, de 300 possíveis, e ficou em último lugar na apuração das notas. Quem sobe para o grupo especial em 2010 é a São Clemente.

Com o enredo "É Segredo!", sugerido ao carnavalesco Paulo Barros por um adolescente através do Orkut a Unidos da Tijuca inovou e usou efeitos visuais para mexer com a imaginação do público. A escola foi terceira escola a desfilar no primeiro dia de apresentações do Grupo Especial do Rio, e foi considerada pelo público a grande sensação da Marquês de Sapucaí.

A escola apresentou uma comissão de frente totalmente inovadora, onde as mulheres trocavam de roupa em um passe de mágica. Como o regulamento permite somente 15 componentes, foi usada uma alegoria para esconder os demais integrantes. Coreografada, a comissão fez um show na avenida, e os componentes fizeram uma apresentação com truques do ilusionismo.

Uma das novidades apresentadas pelo carnavalesco Paulo Barros foi uma intervenção na bateria de mafiosos armados que chegaram em um carro preto, mas que passavam mensagens de paz, já que na ponta das metralhadoras haviam bandeiras brancas que pediam o fim da violência. Os ritmistas estavam vestidos de gângsters e fizeram paradinhas e coreografias. Grávida de três meses, a apresentadora Adriane Galisteu foi a rainha da bateria.

O abre-alas mostrou Alexandre, o Grande, e representou o mistério de Alexandria, no Egito, quando um incêndio atingiu a biblioteca e queimou livros que continham os grandes mistérios da humanidade durante a Idade Média. Os efeitos faziam o fogo parecer real.

Durante o desfile, foram apresentados lugares lendários, mistérios de civilizações antigas e identidades secretas.

Uma grande surpresa foi uma alegoria dos super-heróis, que tinha homens-aranha escalando prédios e depois, pelo mesmo carro, batmans desciam esquiando.

Cinco mil mudas de plantas formavam o carro Jardins Suspensos da Babilônia. Para completar o cenário havia 4.000 litros de água na alegoria. A ala das baianas também representou os jardins suspensos.

O carro "Não ultrapasse" exibiu um sósia do popstar Michael Jackson, com uma mensagem ao astro morto em junho do ano passado após uma overdose de medicamentos e de uma intoxicação com o anestésico propofol.

Um pergaminho de construções maias era mais uma alegoria, que trazia os arqueólogos que tentavam desvendar o segredo da civilização.

O pavão, símbolo da escola, estava no último carro que tinha integrantes camuflados de preto que se transformavam no animal, mais uma ilusão de ótica.

A Unidos da Tijuca foi criada a partir da fusão de quatro blocos existentes nos morros da Casa Branca, da Formiga e da Ilha dos Velhacos, em 31 de dezembro de 1931, na subida da rua São Miguel. A agremiação é a terceira escola de Samba mais antiga do Brasil.


Acho que ganhou que realmente merecia, que trouxe um pouco de inovação para o Sambodramo, difrentemente dos sempre previsiveis desfiles da Beija Flor e Mangueira. Entre as minhas favoritas para a conquista, estavam ainda o Salgueiro, União da Ilha e a Viradouro que foi muito injustiçada! Na minha opinião ela tinha lugar certo no desfile das campeãs, e foi rebaixada.

Comentários

  1. Gostei do resultado, acho que o desfile da Tijuca estava muito rico e chamava a atenção do público. Gostei mto da Imperatriz também, acho que ela fez um belo desfile =)

    abraço e parabéns pelo blog, é mto interessante!


    ================================
    http://spetaculaire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não assisti ao desfile, mas ouvi muitos elogios sobre a U. da Tijuca, peincipalmente sobre a comissão de frente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Tijuca, mereceu muito! Gostei bastante da evolução da comissão (parecia mágica).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa vitória!! Eles foram criativos e extremamente inovadores!! Adorei o desfile!

    ResponderExcluir
  5. quero saber a data de fundação da tijuca

    ResponderExcluir

Postar um comentário