Melhores ligas de 2009

A IFFHS (International Federation of Football History & Statistics), conhecida por divulgar mensalmente um ranking dos maiores clubes do futebol mundial, decidiu fazer um levantamento para descobrir quais foram as melhores ligas nacionais de todo o planeta bola em 2009.O Campeonato Brasileiro, disputado ponto a ponto até a última rodada, quando o Flamengo sagrou-se campeão, ficou com o quarto lugar. O Brasileirão ficou na frente do Italiano no ranking.

Em 2008, o Campeonato Brasileiro havia ficado com a 5ª colocação, atrás de Inglês, Italiano, Argentino e Espanhol. A Premier League conquistou o primeiro lugar pela terceira vez consecutiva.

Confira os cinco melhores de 2009:

1. Inglaterra - 1187 pts

2. Espanha - 1077 pts

3. Alemanha - 1031 pts

4. Brasil - 941 pts

5. Itália - 920 pts

Completam a lista.

6. França - 899 pts
7. Argentina - 838 pts

8. Holanda - 799 pts

9. Ucrânia - 746,5 pts

10. Turquia - 691 pts

Muitos chegaram a comparar a média de pontos do campeão 2009 com a dos outros capeonatos Brasileiros e na incapacidade de analisar mais que números, chegaram a dizer que outros foram melhores. Esqueceram de pensar que um campeonato bom, é um campeonato equilibrado, e que o equilibrio faz os pontos ficarem divididos entre os times. Outra coisa a ser lembrada, é que foi o campeonato de grandes atacantes. A volta de Ronaldo, Fred, Adriano, Love. Sem contar os que já estavam aqui e se destacaram como Diego Souza, Tardelli, Washington.

Comentários

  1. Nem sabia que existia este ranking o.O

    Otimo blog!

    ResponderExcluir
  2. Hum ... interessante não sabia disso também , mas graças ao seu blog estou sabendo ;*

    ResponderExcluir
  3. É, o campeonato do ano passado foi mesmo o melhor desde que os pontos corridos foram instituídos. Não sei qual a importância desse ranking, mas se fosse pra analisar competitividade e o número de times envolvidos na briga pelo título, duvido que algum superasse o brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Até o SFC quando disparava tinha,jogava, com certeza, no campeonato que deveria ser o primeitro todo ano - pois há no mínimo 6 equipes em igualdade e sempre uma ou duas surpresas. São umas furadas, essas e o Ranking da Fifa. Isso é pra Inglês ver...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir

Postar um comentário