Carnaval 2010: Gaviões celebra 100 anos do Corinthians

MÁRIO SÉRGIO LIMA - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Corinthians comemora o centenário de sua fundação neste ano. E a escola de samba da principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel, não poderia ficar de fora da festa, e com o samba-enredo "Corinthians... Minha Vida, Minha História e Meu Amor", irá contar a trajetória do clube. "Além da contar a história do Corinthians, vamos falar da ligação do time com a torcida, para que todos os torcedores se vejam na avenida", explica Igor Carneiro, diretor de carnaval da escola.Segundo o diretor, a escola, que deve levar ao Anhembi de 3,8 mil a 4 mil integrantes, teve de ser mais rigorosa nas participações. "Como é um ano especial, dava para ter mais de 10 mil pessoas desfilando. Mas daí não íamos conseguir apresentar um desfile dentro do tempo", afirma.
Carneiro explica também que o desfile irá abordar a história do Corinthians e citar eventos marcantes extra-campo, como a Semana de Arte Moderna de 1922 (ano em que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista que ficou conhecido por ser o do centenário da Independência do Brasil), a ligação do clube com a fé e com a democracia (representado pelo movimento da Democracia Corintiana de 1982 e 1983, quando o vitorioso time liderado por atletas como Sócrates, Wladimir e Casagrande se destacou também por defender a volta das eleições diretas e da democracia no País nos derradeiros anos de Regime Militar).
Também serão lembrados no desfile grandes conquistas da história do clube, como a Invasão do Maracanã (1976, o maior movimento de torcedores de um clube a outra cidade para acompanhar uma partida), a conquista do Campeonato Paulista de 1977 (que encerrou um jejum de 23 anos sem títulos) e o retorno à elite do futebol brasileiro, em 2008.
Para conquistar o quinto título do carnaval paulista (a escola ganhou em 1995, 1999, 2002 e 2003), a Gaviões investiu em torno de R$ 2,5 milhões no desfile. O Corinthians ajudou a escola ao destinar para o desfile parte da renda da partida contra o Flamengo, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Destaques

Entre os destaques do desfile da Gaviões estão ex-jogadores que marcaram época na história do clube, como Sócrates, Wladimir, Neto e o ex-goleiro Ronaldo. Do atual time, garantiram presença 11 jogadores, mas até agora não há nenhuma confirmação sobre a presença do atacante Ronaldo. Escolhido como "senhor centenário" pelo Corinthians, o ex-jogador do clube Marcelinho Carioca foi convidado, mas não deve participar do desfile.
A escola informou que chegou a convidar o corintiano mais famoso do País, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite. A agremiação espera que o presidente possa, pelo menos, ir ao sambódromo assistir ao desfile.
A escola irá desfilar na madrugada de sábado para domingo.

Comentários

  1. Gaviões da Fiel, já é Campeã!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Carnaval e acho que desfiles de escola de samba são de uma monotonia sem igual. Mas, pelo time e pelo enredo, não consegui "não ver" o desfile da Gaviões.

    Não me pareceu nada de excepcional, mas é óbvio que foi a escola que mais "levantou" o público e, certamente, está entre as favoritas.

    ResponderExcluir
  3. eu ñ consigo explicar o amor q sinto pelo timão...
    eu descobri q era corintiana em 2007,que foi a primeira vez q assisti o jogo do corinthians,o qual ele perdeu... Eu chorei tanto,foi assim q descobri o meu grande amor pelo melhor time do mundo,hoje sou fanática,por isso posso dizer com todo orgulho que SOU LOUCA POR TI CORINTHIANS,MINHA ETERNA PAIXÃO

    ResponderExcluir
  4. fikou marrrrravilhosa e linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário