20.1.10

A ordem de nascimento afeta sua personalidade

Por Ana Carolina Prado

Ao longo desses anos todos foi feita muita especulação sobre como a ordem do nascimento das pessoas em relação aos seus irmãos afeta sua personalidade, mas pouco ou nada havia sido provado.
Se 21 dos 23 astronautas que já estiveram no espaço eram primogênitos, será que filhos mais velhos têm mais qualidades... astronáuticas? Ok que parece esquisito colocar nesses termos, mas nos últimos três anos dois estudos trouxeram a confirmação que se procurava: esse fator afeta, sim, o QI e a personalidade! Segundo a Scientific American, um estudo de 2009 sugeriu que a ordem do nascimento influencia também a escolha de amigos e cônjuges. Primogênitos são mais propensos a se associar com primogênitos, filhos do meio, com filhos do meio e caçulas com caçulas, assim como filhos únicos com filhos únicos, independente do tamanho das famílias. Quer dizer, isso vai contra o senso comum de que opostos se atraem. As pessoas tendem a se assemelhar aos cônjuges, em termos de personalidade.
Já em 2007, dois epidemiologistas noruegueses conseguiram provar uma relação entre QI e a ordem do nascimento: quanto maior o número de irmãos mais velhos, menor o QI do mais novos. O estudo foi enorme, com cerca de 250 mil pessoas. Taí uma arma que você pode usar contra seus irmãos novos. (Agora, se você for o mais novo dentre vários irmãos, relaxa que ainda faltam pesquisas que expliquem isso melhor.)

4 comentários:

  1. adorei o blog! riquissimo e muito interessante! nova seguidora! beijos :*

    ResponderExcluir
  2. doidera tudo o que esses caras conseguem descobrir, mas é tuudo tão cheio de controversas né! xD Tantos irmãos mais novos brilhantes!

    ResponderExcluir
  3. nao tenho irmaos hehue
    flws

    Um pequeno mundo - (Novo site de tirinhas)
    Job, Lob e sua turma espera sua visita!
    www.umpequenomundo.com/
    Twitter: @umpequenomundo
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir