Mortos no Haiti podem chegar a 50 mil

Estimativas divulgadas nesta quinta-feira pela Cruz Vermelha haitiana indicam que entre 45 mil e 50 mil pessoas podem ter morrido em consequência do terremoto que atingiu o país na última terça-feira.

Segundo a organização, outras 3 milhões de pessoas teriam ficado feridas ou desabrigadas em razão do tremor. Muitos outros podem ainda estar vivos embaixo de escombros.

Estimativas

O número da Cruz Vermelha é o primeiro a ser divulgado oficialmente. Estimativas sobre o número de mortos seguem desencontradas dois dias depois do tremor.

Na última quarta-feira, o primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, disse à rede de TV americana CNN que o número de mortos pode chegar a 100 mil.

Já o presidente haitiano, René Préval, afirmou apenas que milhares de pessoas podem ter morrido, sem especificar números.

No total, até o momento, foram confirmadas a morte de 14 militares brasileiros e de uma civil, a médica Zilda Arns.

O corpo de Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, já está em poder do Exército Brasileiro no Haiti. Ela morreu no terremoto. Segundo a coordenação da Pastoral, ainda não há data confirmada para o traslado do corpo até o Brasil, nem quando serão feitos o velório e o sepultamento de Zilda. Elson Arns, filho de Zilda, informou que o corpo da mãe será velado na sede da Pastoral da Criança.
De acordo com Silvio Lopes Barbosa, da diretoria da Pastoral, apenas com a chegada do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho e Zilda, ao Haiti, é que será possível saber as reais condições em que ela morreu durante o terremoto. "Soubemos que ela estava caminhando com um tradutor e dois militares do Exército Brasileiro.”

Comentários

  1. Mais um tragédia de contingente mundial. Não só pela situação dos próprios haitianos, vítimas inocentes da natureza incólume, mas como da ilustre D. Zilda Arns, cujo trabalho é a força de vontade a mais para recuperação iminente.

    ResponderExcluir
  2. Mas afinal de contas, o haiti serve pra que?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Leandro por comentar! Já em relação ao infeliz comentario do Manoel, as vezes a melhor coisa que podemos expressar é o silêncio! Na falta do que escrever em um comentário, não comente! Milhões de pessoas têm o Haiti como Pátria, essa é a utilidade para eles. E a sua utilidade Manoel, vc já encontrou?

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, obrigado pelo comentario no meu blog e parabéns pelo seu!
    Concordo totalmente, as vezes, a melhor coisa que podemos expressar é o silencio...
    O mundo perdeu uma grande pessoa, Zilda Arns, que com certeza fará muita falta. Infelizmente não tenho muito à dizer diante de tamanha catástrofe.
    Espero que o Haiti possa não só se recuperar como melhorar...

    abraço, SRN!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente morreram várias pessoas...Independente de serem brasileiras ou não,o fato é que vidas foram ceifadas,inúmeras famílias estão sem seus entes queridos,filhos órfãos e por aí vai.........Cabe a cada um de nós, no mínimo orar para que Deus possa literalmente cuidar das pessoas que sobreviveram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário