7.9.09

Chico Bento

Chico Bento (Carlos Antonio Felício Teodoro) é o personagem principal da Turma do Chico Bento, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. Chico foi criado em 1961, inspirado em um tio-avô de Maurício, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. Estreou em 1963, numa tirinha dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça). A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982.
Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha. Ele adora pescar e nadar em rios. Chico mora com os pais, Seu Bento e Dona Cotinha, em um sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo. Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de "causos" e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-sem-cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras.
Além de sua namorada, Rosinha, aparecem em suas histórias: Zé Lelé (seu primo), Zé da Roça, Hiro, Anjo Gabriel (o anjo da guarda do Chico), Dona Marocas (a professora), Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da irmã do Chico, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela volta na 2ª historia, "Um presente de uma estrelinha", como estrela para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana ressuscita como filha do Chico e da Rosinha.
Diferente de outros personagens de Maurício, Chico Bento sempre foi caracterizado em idade escolar, chegando a frequentar uma escola em suas histórias, apesar de não poder ser considerado um aluno exemplar, pois se atrasa, esquece os deveres, cria histórias de pescador, além de tirar notas baixas.

6 comentários:

  1. Otimo
    Estava querendo me fantasiar de Chico Bento em minha festa junina no trabalho. Pena q nao consegui fazer a fantasia a tempo.
    E gostei muito de saber da historia do personagem de onde foi criado baseado em quem.
    Obrigado.

    Ronaldo Dias
    fhrca2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. e mto bom mas nao tem nada q eu queria q era a historia do chico mas das historias em quadrinho

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei muito de ler gibis, princilpalmente mónica e cebolinha,cascão entre outros personagens de mauricio de souza.Estou fazendo um trabalho pedagogico com crianças da educação infantil na minha escola,e elas estão adorando!!!.
    Heloisa de Vitoria.ES.

    ResponderExcluir
  4. lixo é seu cu, seu viadinho de merda

    ResponderExcluir
  5. DEMOREI MUITO PARA ACHAR PESQUISA DO CHICO BENTO QUE EU ESTOU FASENDO PARA HOJE

    ResponderExcluir