11 de Setembro de 2001 - 8 anos

O Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro lançou ontem um site no qual reuniu sua coleção de vídeos e imagens registrados por cidadãos que testemunharam o ataque terrorista de 11 de Setembro, que completa oito anos hoje.

O museu lança ainda um apelo por novas imagens e gravações do evento reproduzido em todo o mundo como o pior ataque terrorista da história dos Estados Unidos. "Eles dizem que o 11 de Setembro foi o evento mais documentado digitalmente de todos os tempos", disse Alice Greenwald, diretora do museu.

Na manhã de 11 de Setembro, um terrorista sequestrou um voo doméstico nos EUA e, às 8h46 (horário local), lançou a aeronave contra uma das Torres Gêmeas. O ataque deixou todos perplexos e muitos acreditaram na hora que era um acidente aéreo. Os jornais começaram a exibir imagens ao vivo do local.

Um segundo avião, também vindo de Boston, atingiu a segunda torre 15 minutos depois e confirmou a série de ataques coordenados que deixou quase 3.000 mortos no país -2.750 morreram em NY, 184 em um ataque ao Pentágono e 40 na Pensilvânia.

"Nós estamos pedindo a todos que ajudem a contar sua história", disse Greenwald.

A fundação já reuniu fotografias, vídeos e áudios coletados com profissionais, trabalhadores que estavam nas torres e testemunhas que gravaram a cena chocante com celular e câmeras digitais.

Cada foto é justaposta contra fotos do programa Google Street View, que exibe imagens de satélite de todo o mundo, de vários locais. Os usuários podem clicar sobre locais, temas ou hora do dia para ver a filmagem ou imagens.

As imagens devem fazer parte de uma exibição que inaugurará o museu daqui a três anos. O prédio terá quase 10 mil m² e 21 metros de altura--somente embaixo da terra--, em uma arquitetura similar aos prédios do WTC. Fotografias de milhares de vítimas do terrorismo ficarão expostas em um muro gigantesco.

Um memorial deve ser inaugurado no Marco Zero, local onde ficavam as torres, daqui a dois anos, no décimo aniversário dos ataques. O local terá o nome das vítimas dos ataques, assim como as vítimas do ataque a bomba de 1993 contra o complexo empresarial.

O que eu lembro do dia 11 de Setembro de 2001
Realmente foi um acontecimento marcante para mim. Era a História se modificando diante dos meus olhos. Lembro-me que eu estudava no primeiro ano do segundo grau, tinha 15 anos na época. Estudava no periodo da manhã, e neste dia eu faltei. Acordei por volta de nove horas e liguei a TV. Estava um prédio em chamas, passando em todas as emissoras de TV. No inicio suspeitavam de um acidente, mas depois do segundo avião constataram que era um ataque terrorista. Tinha a certeza que estava presenciando um fato que estaria nos livros de história. Lamentavel ver até que ponto um ser humano pode chegar devido ao ódio. 3000 pessoas inocentes morreram nos EUA, outras devido as retaliações dos americanos no Afeganistão. Como eu mesmo ja disse aqui no blog em outra postagem: Fanatismo? Loucura? - Nada Justifica uma Morte
E vocês leitores, o que lembram dessa data?

Comentários

  1. Dia Triste!Quando vi as imagens pela TV parecia ser um filme, mas era realidade!

    ResponderExcluir
  2. lembro que vi um documentário chamado Zeintgeinst (algo assim)
    que mostrava que o Bush tinha armado esse ataque terrorista
    fikei com apulga atras da orelha depois desse documentário^^

    www.hysteria-project.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. fiz um post assim também, mas ta ótimo esse teu!

    ResponderExcluir
  4. não consegui descobri o nome do site ;P

    ResponderExcluir
  5. É muito lamentável tudo isso. Não entendi muito bem a ideia do museu. Não é certo cultuar um acontecimento tão trágico, deve ser doloroso para a família das vítimas. Quando o atendado aconteceu eu era pequeno, mas lembro-me de toda a confusão mostrada pela mídia. Depois de alguns anos eu estudei sobre isso em História. Nós fazemos parte da História.

    ResponderExcluir
  6. :/ euu era bem pirralhaa , mas mesmo assim me lembro da repercussão e do espanto que isso causava em todos, assim como o fato se expandiu e tomou o mundo inteiro .

    ResponderExcluir
  7. Nossa 8 anos??? Tudo isso já? :O Achava que era uns 5' ;s Mas então, mto triste tudo isso mesmo... Nunca vou me esquecer desse dia...

    ResponderExcluir
  8. gostaria de seber como os terroristas passaram pela segurança, detector de metais, ter mais informações sobre o fato , trabalho com arenaves e me interesso muito sobre a segurança

    email: jana_15_ina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bem ... em 2012 fará "11" anos .. Tirem suas próprias conclusões. ^^'

    ResponderExcluir

Postar um comentário