Seu Madruga

Hoje finalmente resolvi postar sobre uma personalidade mundial,um filósofo contemporâneo,um dos meus idolos: SEU MADRUGA!
Sua vida não foi somente a de um saco de pancadas. Muito menos a de um chimpanzé reumático. Como todo mundo, ele também tem uma história. Sempre vestido com calças jeans velhas e desbotadas, uma camiseta que provavelmente um dia foi preta, um chapéu de jeans e um tenis pra lá de surrado. Essas são caracteríscticas únicas que podem ser resumidas em duas palavras: SEU MADRUGA.

Um personagem simples, que leva uma vida simples... Ele é o pai de Chiquinha, e ficou viúvo nove anos atrás, quando ela nasceu, pois sua mulher preferiu que a filha nascesse. É um homem maduro, analfabeto, pois nunca terminou a escola. Ao invés de estudar, teve de trabalhar muito para sobreviver. Embora diga que lhe faltam oportunidades, Seu Madruga se deixou entregar à preguiça, e foge do trabalho como o diabo foge da cruz. Tenta sobreviver como pode, fazendo toda a sorte de bicos, como o 'Velho do Saco', sapateiro, e como barbeiro, por exemplo.

Solteirão, É alvo constante das cantadas de Dona Clotilde. A velha senhora vê neste viúvo a chance para desencalhar, e tenta apanhá-lo pelo estômago, que é uma de suas maiores fraquezas. Mas ele gosta mesmo é da tia da Paty, que mora no 21, em cima das escadarias, defronte à sua casa, que é no número 72. Madruga vê no Chaves seu reflexo de quando ele era criança, e tenta ser tolerante com as encrencas que o garoto arruma. Mas quando o Chaves apronta alguma com o Quico, o bochechudo logo grita em busca de sua mãe, e a velha Dona Florinda irrompe porta afora, já acusando Seu Madruga de ter feito o filho chorar (embora algumas vezes isso seja verdade, quando Madruga o belisca). Aí, ela o esbofeteia, Quico o chama de gentalha, ele perde o controle e joga o boné no chão, pisoteando-o. Neste meio tempo, surge o Chaves, e diz algo engraçado sobre sua vovozinha. E lá vai o Chaves tomar um croque, que vai colocá-lo a chorar e a se esconder no barril.

Seu Madruga vive sempre fugindo do Sr. Barriga por não pagar os seus religiosos 14 meses de aluguel que lhe deve. Seu Madruga não é um cínico, pois ele realmente tem vergonha de não ter o dinheiro para pagar o aluguel, mas se agüenta como um bom macho!


VIDA REAL

Seu nome era "Don" Ramón Valdez. Seu pai trabalhava com teatro, e então desde criança nosso Seu Madruga já tinha uma veia artística (ele era dos únicos do seriado que já tinham alguma experiência anterior com teatro/tv/cinema). Infelizmente Ramón Valdéz não está mais conosco. Ele morreu no dia 9 de agosto de 1988. de câncer no pulmão devido ao fumo em excesso.

Antes de ser ator, era dono de uma lanchonete na Cidade do México, que acabou falindo. Então ele se inscreveu em um concurso para ser comediante e passou no teste. Fez tele novelas, um seriado de comédia (tipo Casseta e Planeta) que em pouco tempo saiu de moda, pois era pouco assistido.
Então surgiu a obra prima: Roberto Gomez Bolaños, que convidou-o para fazer um seriado (Chaves e Chapolin). Aí sim fez muito sucesso e a produção deu uma grande renda. Assim a estrela de Seu Madruga brilhou! A super produção faturou muito e Don Ramón juntou dinheiro para comprar sua casa própria e foi ficando famoso e conhecido mundialmente. Ficou milionário.

Don Ramón saiu do Chaves e Chapolin em outubro de 85 (que após sua sua saída só gravou mais 13 episódios) e foi fazer um programa com o Quico. Resultado:um fracasso. Só passou duas semanas no ar pela rede Tele Uno. Em janeiro de 88, descobre que está com câncer em estado avançado e que dali pra frente só durou até 9 de agosto do mesmo ano, falecendo de câncer no pulmão por excesso de fumo.

Quando Seu madruga morreu o pessoal do seriado tentou colocar a bisavó da Chiquinha no lugar dele. Mas não deu certo, pois nada e ninguém conseguiria substituir Seu Madruga. Só ele conseguiria fazer aquele papel.


Comentários

  1. poxa ele morreu cedo neh
    hah seu madruga era brasileiro heueahheahea

    http://excelentee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "a vingança nunca é plena mata a alma e a invenena"
    frases inspiradora para minha vida....
    sentiremo sempre, falta desse mestre!

    ResponderExcluir
  3. bem escrito *-* amei seu humor seu madruga, forever...

    ResponderExcluir
  4. "Seu Madruga sua vó tinha blog????"

    ResponderExcluir
  5. Seu madruga é foda mesmo!!! Sem sombras de duvidas o mais popular da série chaves, e um dos personagens mais populares de todos os tempos.
    Ele é a personificação de pessoas comuns que sentem reaiva, preguiça, e tenta levar a vida sempre com bom humor, mesmo com todas as dificuldades.
    Rodrigo, acho que seu madruga responderia assim:
    "só não te dou outra pq.... minha vó tinha um Blog com mais de 10 mil seguidores!!!"
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. seu madruga é foda!!! Gostei do seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Podem os criticos falarem o que quiserem, mas Seu Madruga sempre estará ao lado de nós.

    "Se soubesse que tinha mandado um idiota fazer isso, tinha ido eu mesmo"


    Milton César, são josé dos campos

    ResponderExcluir
  8. Seu Madruga. Sua atuação foi tão brilhante e tã pertinente para nós brasileiros que temos a sensação de tê-lo conosco. É difícil acreditar que alguém como o seu madruga esteja morto. Sua presença no imaginário é muito forte.

    ResponderExcluir
  9. eu gostava de voce como voçe éra

    ResponderExcluir
  10. Seu Madruga morto porém no meu Coração.

    ResponderExcluir
  11. Para sempre em meu coração!!!SEU MADRUGA!!!

    ResponderExcluir
  12. Sem igual um verdadeiro ídolo para
    todos nós!!!

    ResponderExcluir
  13. único sem igual eterno SEU MADRUGA!

    ResponderExcluir
  14. Swu Madruga é um idolo que sempre nos dara boas lembranças... Lembranças pelas suas atrapalhadas, jeito de diblar o dia a dia ( Seu Barriga e fazendo bicos) e pela sua enorme paciencia com a Dona Florinda (seu eu levar um soco, chute ou tapa de uma mulher, em qualquer parte do meu corpo, JAMAIS revidaria! Pois sei que elas não aguentam um tapa meu, e é muito covardia do homem que faz isso!!! Mas se ela me desse um na cara "sem razão" na hora levaria outro) Ficava com muita raiva quando ela batia, ele não revidava, e nem tentava expicar a ela.. por isso PARABENS a ele.. "TODOS NÓS TEMOS UM POUCO DO MADRUGA EM NOSSA VIDA!!"

    ResponderExcluir
  15. mais se deus quis que ele morrense era melhor aasim ñ ficava sofrendo mais ele foi um grande homen que passou por divicudade batalho pela vida e veiz muitas gente rir ele podia viver mais um pouco ...mais dizem que ele ñ morreu porque viram ele no metro de sao paulo é verdade???

    ResponderExcluir
  16. ele foi incrivel,ninguem nuca vai fazer nada parecido

    ResponderExcluir
  17. como ele nunca teve e nunca dera pra sempre unico e sem igual deus tenha para sempre descanse em paz....

    ResponderExcluir
  18. como ele nunca teve e nunca dera unico e sem igual deus o tenha para sempre descanse em paz.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário