Junte-se a nós!

sábado, 29 de agosto de 2009

Quem inventou o cigarro?

Sem sombra de dúvidas uma das piores invenções da humanidade. Tudo indica que os primeiros fumantes foram os índios das Américas. Para alguns pesquisadores, os antigos moradores do nosso continente começaram esse hábito 8 mil anos atrás. Mas o cigarro como o conhecemos, com folhas de tabaco picadas e enroladas em papel, é uma invenção européia. Para entender essa história, é preciso voltar ao século 10. Data dessa época o primeiro registro arqueológico do uso de tabaco. Trata-se de um vaso de cerâmica, decorado com a imagem de um grupo de maias tragando folhas enroladas com uma espécie de barbante. As estratégias para enrolar as folhas variavam. Os astecas as colocavam dentro de tubos de cana, e outras tribos as envolviam em cascas de milho. Em 1492, Cristóvão Colombo desembarcou na América. Junto com ele veio o navegador espanhol Rodrigo de Xeres. Depois de provar um cachimbo dos índios das Bahamas, ele não ficou um único dia sem fumar. Na volta para casa, levou tabaco na bagagem. Logo os europeus criaram outras formas de consumir a folha. Ainda no século 16, surgiram os charutos, que eram caros e restritos aos ricos. Mas os trabalhadores de Sevilha arranjaram um jeito para dar suas tragadas: eles apanharam restos de charutos nas ruas, picaram tudo e enrolaram em papel. Nascia assim o cigarro. Passaram-se 300 anos até que ele se popularizasse. Em 1880, 58% dos usuários de tabaco mascavam fumo e só 1% preferia cigarros. A situação começou a mudar em 1881, quando o americano James Bonsack (1859-1924) inventou a máquina de enrolar o produto. Durante a Primeira Guerra, a distribuição nas trincheiras multiplicou o mercado. Hoje, 1,1 bilhão de pessoas fumam. Recentemente, vários países europeus (e também alguns estados do Brasil) aprovaram leis que proíbem o consumo de cigarro em lugares públicos.

18 comentários:

  1. detesto fumaça de cigarro, resta esperar
    que essa lei pegue em todo o Brasil!

    esse cigarro eletrônico é proibido no brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, você teve um conteúdo publicado no Linka Nisso.

    Abraço,
    Equipe LN.

    http://linkanisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cara!

    Que saudade de quando eu era fumante! Ta aí uma coisa que eu realmente sinto falta. Um bom cigarrinho depois do almoço hehe.

    Esse cigarro eletrônico aí deve ser louco tbm, mas ele faz fumaça?

    ResponderExcluir
  4. Topo parceria sim mas lá no meu blog só coloco banners estáticos (não animados) de parceiros. Faça um 120x60 e me avise que colocarei lá.

    ResponderExcluir
  5. Gabriel, se vc tivesse continuado a fumar iria sentir saudade de quando não tinha cancer no pulmão!!! Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia, mas continue sem fumar, seus familiares e amigos verdadeiros agradecem. Cigarro é a coisa mais idiota que existe, um enroladinho que sai fumaça e acende. Deixa os dentes amarelos e um bafo desgraçado!!! Nunca fumei e tenho certeza que nunca irei fumar. Fernando, vou ver se consigo lembra de como faz banner e te comunico.

    ResponderExcluir
  6. Odeio cigarro.
    Eu acahava que as pessoas lá de Roma e da China Antiga também fumavam.
    O cachimbo acho que já vi em épocas mais antigas que isso...
    Mas eu sou leigo :D

    Renan Sparrow

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que venho nesse blog. Gostei muito. Parabens!

    Realmente, cigarro é algo muito ruim. Não sei pra que fumam. Se falarem que é pra relaxar estarão com falácia, já que existem outras formas bem mais saudaveis de se livrar do estresse.

    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Parabéns !!! Seu blog ganhou um selo. Visite o meu blog para saber como proceder para inserir o seu selo. Siga as regras.

    Abraços,

    Luciana

    http://guppies-guppy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. friend cigarro faz mal realmente mas com ou sem ele todo mundo vai morrer, ninguem nasce com data de validade e morte por cigarro é mto relativo não se pode fazer contas por isso e tirar uma estatisticas, eu vou morrer com cigarro entre os dedos e no meu tumulo coloque velas e cigarros hauhuhaua

    ResponderExcluir
  10. Realmente exoticlic, ninguém nasce com prazo de validade, se bem que seria bom... ja pensou vim tatuado na gente, valido até 29 de novenmbro de 2057...kkk, mas assim como os produtos, se não consevarmos de maneira adequada, o produto estraga mais rapido, tipo maionese fora da geladeira.

    ResponderExcluir
  11. digam nao ao tabaco pois arrependem-se avisem se parem com esta ideotice xau nao fumadores

    ResponderExcluir
  12. eu acho que quem inventou o cigarro é uma pessoa que ñ tinha oq faze, então ddescidiu criar essa drga!!



    Dx: P=

    ResponderExcluir
  13. Sem sombra de dúvidas que o cigarro foi uma das piores invenções da humanidade. Não trás nenhum benefício, mas, um monte de efeitos negativos aos fumantes.É só pesquisar para descobrir os malefícios dessa droga.

    ResponderExcluir
  14. eu odeio esse cheiro de cigarro,alem de estar prejudicando a saude de quem fuma tambem a de quem esta sentindo o cheiro da fumaça.

    ResponderExcluir
  15. Eu fumei durante 19 anos.Deixei de fumar quando meu ultimo filho nasceu,e no ano de 2009,após 32 anos que deixei de fumar,apareceu uma infermidade,causada pelo fumo,chamada diceção de haorta.Não morri devido atendimento cirurgico rapido.Tenho hoje dentro de mim prótese,que me mantem vivo.Que porcaria que inventaram,e eu participei usando esta droga.

    ResponderExcluir
  16. Essa Porra De Cigarro Não Valee Nd !!
    Acaba Com A Viida De Muitas Pessoas !!

    Mais Adoreii O Blog E Conteudoo !!
    Bjs

    ResponderExcluir

Tudo é História

Related Posts with Thumbnails