Pitty lança hoje seu novo álbum

Pitty mostra as canções de Chiaroscuro hoje, às 21h, em pocket show na livraria Saraiva do shopping Morumbi. A entrada é franca. Será a primeira oportunidade oficial para ouvir ao vivo, em São Paulo, faixas como "Me Adora", um tango-rock que no CD tem a participação especial do violinista Hique Gomes, da dupla gaúcha Tangos & Tragédias, "8 ou 80", um rock vigoroso, ou as baladas "Só Agora" e "A Sombra". O show completo, na cidade, ela vai apresentar no dia 15 de outubro, no Citibank Hall. Os músicos que dividem o palco com Pitty são Martin (guitarra e vocais), Joe (baixo) e Duda (bateria).

Ja baxei o Cd e ouvi várias vezes!!! O Cd é bem diferente dos dois anteriores. Pitty sempre deixou bem claro que não repete fórmulas afim de fazer sucesso. Quando ouvi o primeiro single do cd, "Me Adora" confesso que estranhei, não parecia o estilo dela. Mas depois entendi o propósito da música. Ela é completamente irônica, uma música que soa pop com um "foda" no refrão!!! Aliás, tem algumas rádios censurando... Destaco "Todos estão mudos", "Fracasso", "Desconstruindo Amélia", "8 ou 80", "Rato na Roda" e a Bonus do cd "sob o Sol".


Achei na net um breve resumo do que os fãs vão encontrar no CD
Referências e entrelinhas
As composições são repletas de entrelinhas sarcásticas e referências literárias, de Dostoiévski, Balzac e Simone de Beauvoir a poemas sobre Esopo, todas trabalhadas em bases rock com soul, tango, bolero e até música erudita. Os melhores momentos estão na melodramática "Água Contida" (imbuída em um tango com direito a violinos e refrão rocker), na bem humorada "Fracasso", na hipnótica "A Sombra" e em "Rato na Roda", com um clima de Legião Urbana.

Trabalhando em cima de detalhes nos arranjos, como o som de chuva caindo ao fundo de "Só Agora", Pitty recomenda fones de ouvido para tirar melhor proveito de seu registro. "São muitas guitarras, sintetizadores, efeitos. Sempre gostei dos grupos vocais femininos da década de 50 e 60, e resolvi entrar nessa onda. A ideia era eu comigo mesma, fazendo todas as vozes e criando as harmonias com a minha voz", revelou.

A primeira música de trabalho, "Me Adora", já está nas rádios desde 14 de julho, com o refrão propositadamente debochado "que você me adora/ que me acha foda/ não espere eu ir embora pra perceber". Os mais puritanos podem ficar incomodados com a expressão, mas Pitty desconstroi a ideia de palavra "feia". "Foda não é palavrão há muito tempo, as pessoas não usam mais como conotação sexual. Para a minha geração é adjetivo, e era a única palavra que eu podia usar para dizer o que eu queria naquele momento", contou. "A língua muda, senão ainda estaríamos nos tratando por 'vossa mercê'".

Apesar das mudanças na linguagem, Pitty acredita que os jovens de hoje ainda estão politicamente corretos demais, como branda na tribal "Todos Estão Mudos", uma brincadeira com a canção de Roberto Carlos "Todos Estão Surdos". "Todo mundo quer ser bonzinho o tempo todo, as pessoas têm medo de dar suas opiniões, como se fosse ofensa pessoal. A gente nunca passou por uma ditadura, por uma guerra, nada tão radical que nos impelisse a ter esse espírito de mudança mais efetiva. Acho que é todo mundo muito passivo", teorizou.

Por outro lado, Pitty defende suas ideias e conceitos nos canais que mantém contato direto com os fãs, como seu site e seu perfil no Twitter. Foi no microblog, por exemplo, que ela escreveu: "Tem gente que ainda acha que pra ser rock basta guitarra distorcida e cara de mau. Não basta. Ah, o tempo...". Segundo ela, as pessoas mais novas acreditam que rock and roll se faz com esses elementos clichês. "Não sei se eu já vivi o suficiente para entender que Billie Holiday é muito mais rock do que um monte de banda que eu vejo surgindo hoje em dia e sendo vendida como tal", disse a cantora de 31 anos.

Eu sou suspeito para falar, mas vale a pena conferir!!!

VEJA TAMBÉM


Comentários

  1. uma das poucas artistas no Brasil que aprendeu que o cd e a música não são seus únicos produtos, segue o exemplo de artistas pop gringos como Justin Timberlake e Beyonce.

    ResponderExcluir
  2. Pitty não faz muito o meu estilo, mas temos de convir que é um grande ícone do rock brasileiro atual.

    ResponderExcluir
  3. Muuuuito bom o cd da Pitty... e olha q eu nem gosto dela... ela conseguiu colocar "q me acha foda" em uma musica fofa huahuahuaa perfeito !

    Por Favor ! Comenta no meu também, ok ?
    http://www.escolhaopcional.blogspot.com/
    Valeus ! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pitty é Phoda...... e como ela mesmo diz... naum espera ela ir embora pra dizerem q adoram ela e q acham Phoda.......


    amo pa caraio e axo q essa de fikar na mesmice naum vira.... ainda mais nesses tempos..... vc deve inovar e mostrar q pode ser melhor cada vez melhor q naum precisa fikar repetindo sempre e sempre... ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário