10.7.09

Hoje é dia da Pizza


História da Pizza


A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.
Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.
A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.


Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Talvez por isso, aqui no Brasil tudo acaba em Pizza, e pra comemorar esse dia vou pedir a minha de 4 queijos, minha preferida!!!

5 comentários:

  1. hahahahaha me falaram que hoje era o dia da pizza
    achei q fosse zuação o.õ'
    bem bizarro, tem dia pra tudo hoje em dia (?)
    aaaah, vontade de comer uma 4 queijos tb *o*
    Bgs

    ResponderExcluir
  2. olá. me chamo leandro gostei do seu blog e de saber a história da pizza. desculpa a invasão. se quiser pode me seguir no meu.

    abraços

    leandro.

    ResponderExcluir
  3. Para celebrar esta maravilhosa data só faltou a pizza mesmo =P
    Quem deve adorar datas assim devem ser os nossos (a)po(ca)lí(p)ticos... Infelizmente..

    ResponderExcluir
  4. vou comemorar com atraso...
    mas vou comemorar...

    a pizza tem uma histria interesante! parabéns pelo blog.

    - - - - -
    quando der visite o meu:
    http://arialdoze.blogspot.com/
    e comente^^

    ResponderExcluir