Chegada do homem à Lua faz 40 anos


Há 40 anos, 1,2 bilhão de pessoas sentadas em frente aos aparelhos de televisão, na época preto e branco, assistiam estupefatas um dos maiores feitos já realizados pelo homem. No dia 20 de julho de 1969, às 23h56, o pé esquerdo do astronauta americano Neil Armstrong pisava no solo da Lua, o que representava um avanço científico e uma vitória política aos EUA frente a União Soviética, em tempos de Guerra Fria. O mundo assistia ao que parecia impossível, tanto que muitos duvidam do feito até hoje.
A bordo da nave Apollo 11, Armstrong e mais dois astronautas, Edwin Aldrin e Michael Collins, cumpriram com êxito a missão de pousar no único satélite natural da Terra. A viagem demorou quatro dias, e foi suficiente para que o trio coletasse amostras do solo lunar, fizesse experiências e tirasse fotografias.
"Foi emocionante, parecia uma cena de ficção", afirma o presidente do Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), Gener Silva, 67 anos. Na época, ele tinha 28 anos e fazia um cursinho preparatório em Bauru (SP) para ingressar na faculdade. Hospedado na casa de conhecidos, Silva foi um dos milhares de telespectadores a acompanhar pela televisão os nostálgicos passos humanos no ambiente lunar com pouca gravidade.
"Uma das pessoas que estava na casa comentou: que bobagem, isso é montagem dos americanos, só falta os bobos acreditarem nisso", recorda. Ele reforça que a polêmica existe desde então. Silva crê que o homem realmente pisou na Lua, sendo que o feito representa uma quebra de paradigmas sobre o passado e o futuro das descobertas espaciais.
Mas a opinião do agricultor José Andreazi também de 67 anos é diferente. Ele passou aquele dia histórico grudado no rádio: “Pensava que eles queriam ser mais que Deus”, lembra. Anos depois, viu pela TV as imagens da Apollo 11. Mas nunca colocou fé na conquista: “Eles subiram, mas parar e descer na Lua, não sei se é verdade”, desconfia.
O roupeiro Osni dos Santos, de Londrina, já virou figura folclórica no assunto. Para o roupeiro de 50 anos, foi tudo uma grande farsa, filmada em estúdios de Hollywood: “Só pode ser montagem. Em filme, você vai para Marte, para todo lado, passa para outra dimensão. Por que não voltaram até hoje, 40 anos depois?”, questiona. No desfile de teorias conspiratórias, sobrou até para a Apollo 11: “Parece uma alegoria de carnaval, cheia de ponta para todo lado. Como vai chegar com um negócio desses até a Lua?”, diz o roupeiro.
É uma descrença que passa de geração para geração. É exatamente isso que Osni ensina para as filhas: “Digo que o homem não foi à Lua. Não adianta escutar professores. A menor acredita em mim, porque não leu tudo. As maiores discordam. Mas eu insisto em dizer que não foi”, conta Osni.

No Maranhão, mais histórias curiosas

Alcântara fica em uma península a 2º da linha do Equador. Uma posição estratégica para o Brasil na corrida espacial. Os foguetes são lançados com uma economia de até 20% no consumo de combustível. Por causa disso, o Centro Aeroespacial de Alcântara tem a missão de colocar um satélite em órbita. Mas tanto avanço não convence os vizinhos da tecnologia. Há quem duvide até mesmo que o homem foi á Lua.
"Como é que você vai entrar na Lua se ela é redonda e ela não tem porta?", questiona Raimundo Vieira.
Naquele 20 de julho de 1969, quando o homem tocou pela primeira vez o solo lunar, a agricultora Maria José Vieira tinha só 7 anos. Jamais soube da conquista histórica. Até hoje, a Lua - para ela - é uma morada sagrada: “São Jorge fica lá, com aquela espada. Mas o homem, para a Lua, nunca vai".A Lua por aqui tem outra função. "Já que à noite não tem sol, a lua serve como uma lâmpada", explica a estudante Carla Petrus. A Lua que ilumina as ruínas históricas também desafia a imaginação nas noites de Alcântara. "Por que o homem nunca foi ao Sol?”, pergunta o servidor público José de Ribamar Ribeiro.

Em Aracaju, desconfiança

Entre o céu e a Terra há muitos mistérios difíceis de serem desvendados. Testemunhas da história, uma turma de mais de 60 anos se divide quanto à veracidade do que aconteceu há 40 anos.
Homem na Lua: verdade?
"Muita gente não acredita, eu acredito porque eu vi", diz o aposentado Valmir Guerra.
Ou mito?
"Eu vi pela televisão, ouvi pelo rádio, mas não acredito”, desconfia o aposentado José Nildo de Oliveira.
Essa não é uma dúvida que paira somente entre os mais antigos.
"Até ficaram pela órbita, porque foi lançado o foguete, mas descer lá, não, porque todas as fotos têm vestígios de falhas”, aponta Edson dos Santos Silva.
Efeitos do cinema, fotos forjadas - cada um tem uma justificativa para duvidar.
"Enganaram o povo, o homem não foi à Lua e nunca vai”, garante a aposentado Ildo Tompson Dantas.
Verdade ou não, o certo é que a Lua continua a brilhar nas belas noites da Terra. Sempre solitária, majestosa, inspiradora e, bem do jeito dela, não está nem aí para essa polêmica.

CETICISMO

"A chegada do homem à Lua mudou muito a maneira de ver o universo. As pessoas passaram a se interessar mais pelos astros, e os jornais davam as notícias em primeira página", analisa Marcomede Rangel Nunes, físico do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Na época, o observatório integrou o projeto Apollo por meio do projeto Lion (Lunar International Observer Network), observando a Lua com telescópios enquanto os astronautas estavam lá.Para ele, algumas pessoas não acreditam que o homem chegou à Lua porque, apesar do satélite estar relativamente perto da Terra (a 384 mil quilômetros, distância pequena para as medidas espaciais), o astro sempre foi visto como algo distante. "Muitas pessoas não 'alcançaram' a grandiosidade do feito", afirma.
Com informações do G1

Comentários

  1. CARA
    LI ALGO SOBRE EM OUTRO BLOG AGORINHA

    E ISSO É PEGADA DO PÉ GRANDE ;D

    ResponderExcluir
  2. pra mim eles não foram^^

    www.hysteria-project.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu acredito sim,o homem tem tecnologia para muita coisa agora oa pergunta desse BLOG
    "Por que o homem nunca foi ao Sol?” e idiota e obvia demais!

    ResponderExcluir
  4. eu acredito por que eele e meu paiii!

    ResponderExcluir
  5. eu adorei esse textooooooooooo
    fala o mais interesante

    ResponderExcluir
  6. nossa entendi tudinho para fazer o meu trabalho escolar....

    ResponderExcluir
  7. que feio mentir nunca pensei que a humanidade fosse tão estupida

    ResponderExcluir

Postar um comentário