Qual é o fóssil humano mais antigo?

Há controvérsias. Quanto ao mais famoso desse time não restam dúvidas: é uma mocinha de 20 anos e 1,20 metro de altura, provavelmente morta por um crocodilo, e que passou cerca de 3,2 milhões de anos sob as areias da Etiópia até ser descoberta em 1974. Durante algum tempo, Lucy, essa Australopithecus afarensis, foi tida como nossa Eva. Mais recentemente, uma equipe liderada pelo paleontólogo Yohannes Haile-Selassie, da Universidade da Califórnia, encontrou restos de indivíduos que viveram nessa mesma região da África, também há 3,2 milhões de anos. A novidade é que esses foram classificados como sendo de uma subespécie primitiva, batizada de Ardipithecus ramidus kadabba. Depois surgiu, no Quênia, o fóssil do crânio de alguém que viveu há cerca de 3,5 milhões de anos - 200 000 anos antes de Lucy e seus contemporâneos, portanto.
Finalmente, de novo no Quênia, encontraram restos de uma criatura que teria vivido há 6 milhões de anos e representaria assim o mais antigo hominídeo já identificado. Segundos seus descobridores, trata-se de uma nova espécie, que recebeu o nome de Orrorin tugenensis. Mas o achado vem sendo questionado por outros cientistas, para quem o Orrorin pertenceria a uma espécie completamente diferente, sem nenhuma relação com a nossa. Convém aguardar os próximos velhos capítulos da história.

O esqueleto de Lucy, que deixou de ser o fóssil mais antigo mas continua famosa

Comentários

  1. Se atualize agora,essa(LUCY)não é mais o fossil mais antigo,entrou outro em sua frente,achado no ultimo dia 25,na China.Atualize-se,obrigada e tchau,tchau.

    ResponderExcluir
  2. Atualize-se,a Lucy não é mais o fossil mais antigo,no ultimo dia 25,acharam um na China,que é mais antiga que a Lucy.Atualize-se,e depois mande a sua resposta.Beijos,tchau,tchau.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Ana Paula tem razão.
    Já existe um fóssil humanóide mais antigo.
    Gostaria de saber mais a respeito.
    Renato Machado

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Ana PAula tem razão.
    Já foi encontrado fóssil humanóide mais antigo que Lucy.
    Gostaria de saber mais a respeito.
    Renato Machado

    ResponderExcluir
  5. caraca!! eu queria saber se já foi encontrado um fosssil mais antigo do que lucy ? saiu uma reportagem essa semana que disse que em 2005 uma criança de 9 anos encontrou um pussivel fossil mais antico doquue um astralopithecos africanos isso é verdade mesmo ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. essa historia e muito legal

    ResponderExcluir
  7. pow o segundo fóssil humano mais antigo do mundo foi encontrado na america do sul?

    ResponderExcluir
  8. esta errado
    o fossil humano mais antigo e o da
    Ardipithecus ramidus de 4,4 milhoes de anos ta











    husssssssssssss cahschoro!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Cadê as asas dela??? hahahhahaha... Pra quem viveu há tantos milhões de anos a estrutura óssea dela está muito parecida com a nossa, não acha não???

    ResponderExcluir
  10. Tenho 12 Anos E Tenho 1 Duvida
    Pq luçy Consegui Fika Tantos Anos Debacho Da Terra

    ELa Comseguil Se Petrifica ??

    Mas Mesmo Petrificadaa Como Assim

    200 000 anos ??? :)

    ResponderExcluir
  11. an?? qual a verdade??? lool ^^

    ResponderExcluir
  12. foii a lucy ou nao foi?? eis a questao ser ou nao ser??
    falem a verdade porfavor :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário