Os maias

O povo maia tem origem incerta, mas antigas escrituras podem ligá-la ao platônico povo atlânte. Os maias se instalaram onde hoje é o sul do México, a Guatemala e Honduras por volta do ano 1000 a.C. A sucessão de descobertas arqueológicas, a partir do século passado, indica o desenvolvimento de uma das mais notáveis civilizações do Novo Mundo, com arquitetura, escultura e cerâmica bastante elaboradas. Sem dúvida nenhuma, essa civilização se baseou nos conhecimentos das culturas arcaicas, anteriores mesmo ao século X a.C.. Mas, foi a decifração dos ideogramas da escrita maia que permitiu reconstituir parcialmente a história deste povo magnífico.
A história dos maias pode ser dividida em três períodos: o pré-clássico (1.000 a.C. a 317 d.C.); o clássico ou Antigo Império (até 889 d.C.); e o pós clássico ou Novo Império (também conhecido como "renascimento maia" até 1697). Da idade pré-clássica pouco se conhece, mas pode se afirmar que, neste período, já existia uma estrutura social e religiosa como uma classe sacerdotal especializada em matemática e astronomia. Provavelmente, foi nessa época que foi criado o calendário maia. O fim da idade pré-clássica e o começo da idade clássica foram estabelecidos com base nas primeiras datas que puderam ser decifradas nos monumentos.As Ruínas de Copán, a oeste de Honduras, foram descobertas em 1570 por Diego Garcia de Placio. Um dos locais mais importantes da civilização maia, estas Ruínas não foram escavadas até o século XIX. Suas fortalezas e praças públicas imponentes caracterizam suas três fases principais de desenvolvimento, antes que a cidade fosse abandonada no início do século X.Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia, como eclipses solares e movimentos dos planetas, e sobre matemática, lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão. Na realidade são dois calendários sobrepostos: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365 dias. O haab era dividido em dezoito meses de vinte dias, mais cinco dias livres. Para datar os acontecimentos utilizavam a "conta curta", de 256 anos, ou então a "conta longa", que principiava no início da era maia. Eles determinaram com exatidão incrível o ano lunar, a trajetória de Vênus e o ano solar (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos). Inventaram um sistema de numeração com base 20 e tinham noção do número zero, ao qual atribuíram um símbolo.Os maias utilizavam uma escrita hieroglífica que ainda não foi totalmente decifrada. Os cientistas, estudiosos da civilização maia, comprovaram que os antigos fizeram muitas observações do Sol, durante sua passagem pelo zênite, na praça cerimonial de Copán. Esta descoberta reafirma que os maias foram grandes astrônomos e que viveram seu período de esplendor entre os anos 250 a 900 d.C.. Durante os solstícios e os equinócios, a posição do Sol gera alinhamentos especiais entre os vários monumentos, altares e outras estruturas da principal praça do sítio arqueológico maia de Copán.
Hoje, o vale de Copán, como outros sítios arqueológicos, é declarado Patrimônio da Humanidade, resguardando o centro dos cerimoniais da civilização maia, que floreceu na América Central no primeiro milênio da Era Cristã.

Comentários

  1. nao era o que eu precisava

    mais valeu a tentativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um tanto quanto incompleto, mas como a colega disse valeu a tentativa

      Excluir
  2. obrigada esse texto vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas não me ajudou

      Excluir
    2. ñ me ajudou mas me ajudou.....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      esse texto não exclarece nada..............

      Excluir
    3. me da um penes por favore

      Excluir
  3. nao era o que eu precisava

    mais valeu a tentativa (2)xD

    ResponderExcluir
  4. otimo tudo q eu precisava.....
    valeu

    ResponderExcluir
  5. otimo!vai mim ajuda e muito.obg......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ME* ajudar e muito
      #FicaADica

      Excluir
    2. Te ajudar um livro de gramatica
      na tua lata...

      Excluir
  6. nao era o que eu precisava mais tudo bem

    ResponderExcluir
  7. ñ é azatamento o q eu queria mas esta passando de bom

    ResponderExcluir
  8. Não era o q estava procurando mais vlw a tentativa...

    ResponderExcluir
  9. Esse resumo é simples, mas porém bem definido.

    Penso, que quem quer muita novidade deveria visitar o México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas porém" não existe, e esta vírgula também não.

      Excluir
  10. não me ajudou mais tudo bem vou continuar proucurando :S

    ResponderExcluir
  11. nao e bom bom nao mais e bom

    ResponderExcluir
  12. q legal tudo q eu preciso sobre os mais tem aqui eu adorei

    ResponderExcluir
  13. Nao têen oqe eu precisava , D:

    Mais o texto ta Dahora (ýy,

    ResponderExcluir
  14. tem que colocaro que os maias comem...

    ResponderExcluir
  15. nao era o texto que eu precisava




    mas valeu a tentativa

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, apesar de ficar incompleto.
    Fale um pouco mais ritus religios que era cutuado pelos os maias.

    ResponderExcluir
  17. quero saber o motivo do desaparecimento dos maias

    ResponderExcluir
  18. eu gostei muito pq ele teda varias opissoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu poderia te dar vários livros de gramática

      Excluir
  19. ate que me ajudou um pouco

    ResponderExcluir
  20. um resumo.....
    tá mais pra uma enciclopédia
    mais vlw a tentativa...

    ResponderExcluir
  21. ééééééeéééeé'tá bom

    ResponderExcluir
  22. éééééé ta bom não era o q eu precisava mais tá bom

    ResponderExcluir
  23. Nãooooo gosteiii =D UHDSADUHS *---*

    ResponderExcluir
  24. ajudou muito no meu trabalho de história sobre os maias...obrigadaaa

    ResponderExcluir
  25. Obrigada!Vocês nos ajudarão muito.

    ResponderExcluir
  26. vai me ajudar pacas issoo bgdooo*..

    ResponderExcluir
  27. Foooi o site quee shegow maais perto doo qêe eu qeriia '

    ResponderExcluir
  28. Naaum eera o texto que eu precisavaa' ...

    Maais Valeew a Tentativaa Maais uma Vez!

    ResponderExcluir
  29. Valeeu tudo que eu preciso tá aqui!! Foi o melhor site que encontrei sobre a origem dos Maias.

    ResponderExcluir
  30. eu estou estudando na 6 serie i a minha professora de historia pedio em grupo para fazer um trabahho falando sobre os maias iesso mi ajudou muitisimooooo
    meu nome e denise e amo historia poriso estou aqui

    ResponderExcluir
  31. muito obrigado me ajudou bastante com assunto escolar e proficional!

    ResponderExcluir
  32. os mais fasem parte do inimigo..e o q querem é nos destruir......alessandra roberta

    ResponderExcluir
  33. não da pra entender nada !!!!
    mais obrigada vai que da proxima vez é esse
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  34. eu gostei da pesquisa valeeu

    ResponderExcluir
  35. Grande mediocridade......
    não tem nada do que eu precisava....

    ResponderExcluir
  36. eu penso em ser uma arqueologa, e antes mesmo de eu ler este texto já sabia que minha primeira espedição vai ser num templo maia

    ResponderExcluir
  37. eu tambem ja sabia disso td

    ResponderExcluir
  38. baah muito bom,era tudo o que eu estava procurando!! valeuu

    ResponderExcluir
  39. é grande mas é legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade ate me ajudou no meu seminário
      ganhei os 20 pontos

      Excluir
  40. adoreeiii saber mmaiss sobbre oos maias

    ResponderExcluir
  41. eu tebho um seminario para fazer ou de mais ou de incas mas me ajudou um pouco bj

    ResponderExcluir
  42. como isso e im´portante e sensacional podiam falar mais sobre os maias

    ResponderExcluir
  43. eu queria um resumo nao ummmm texto ennnoorrrmeee

    ResponderExcluir
  44. poderia contar como eles se organizavam socialmente e culturalmente né?

    ResponderExcluir
  45. os maias pra mim nao passaram de uma civilizaçao um pouco mais avançada que as da epoca. porem acreditavam muito em sacrificios que eram em vao; por isso afirmo civilizaçao sem Deus e fraca e por isso teve o seu fim rapido.

    ResponderExcluir
  46. pelo amr de deus... a gente procura procura e nao acha nada certo.... nunca, que coisa irritante.... ai que ódio''

    ResponderExcluir
  47. o blog é muito interessante e bem focado para uma área de pesquisa,caso alguém queira...amei de verdade,parabéns aos colaboradores!!!!!!!!!!big-beijos-bem-bolados"""

    ResponderExcluir
  48. E tudo que eu eu preciso RAraRAraRA!!!!

    ResponderExcluir
  49. Isso estaah no contexto do kiie a professora pediiu .. sbeer se ela vaii gostaar e me daah uma boa nota.. hehehe valeew !!

    ResponderExcluir
  50. obrigado era tudo que eu precisava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim n e nada do q eu queria vou presisar de resumir essa merrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrda! q caralho

      Excluir
    2. se n me aprovarem vou te dar 1000000000000000000000000 de tiro ouviu mano

      Excluir
    3. essa fonte e a q eu exatamente procurava

      Excluir
  51. poxa,eu pensava que era um resumo!kk

    ResponderExcluir
  52. gostei muito do conteudo do site vcs ajudam pra caramba as pessoas fazer suas pesquisas

    ResponderExcluir
  53. nao gostei nada disso dos maias

    ResponderExcluir
  54. nao era ezatamente oque eu queria mas esta bom

    ResponderExcluir
  55. nao era que eu tava procurando mais vou copiar

    ResponderExcluir
  56. o texto ñ que eu, queria mais e um pouquih legal.

    ResponderExcluir
  57. Muitooo boom tudoo sobree meeu trabalhooo hehehehe *--*

    ResponderExcluir
  58. obrigado pelo texto ficou mais faciu.

    ResponderExcluir
  59. eu n gostei nem um pouco dessa porraaaa é muito grande. sera q vc me compreende??????

    ResponderExcluir
  60. gostei muito , concerteza vai me ajudar no meu trabalho valeu!!!!

    ResponderExcluir
  61. Vai toma No cu So tem coisa De GAY KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FDP q escreveu isso ?

    ResponderExcluir
  62. Vai toma No cu So tem coisa De GAY KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FDP q escreveu isso ?

    ResponderExcluir
  63. Gentte Na Boaa euu não gosttei nada dese sitte eeu ttô falandoo a vvd mesmoo eeu ttô cheiaa de trabalhoos de eskola pra fazeeer mais tipoo todoos oos sitte qe eeu voou ttá umaa merdaa não ttô brincandoo não ttô falandoo seriio mesmoo aff's alquém aii sabe um Boom sitte pra pesquisas Tirandoo O GOGLEE?

    ResponderExcluir
  64. eu gostei desse sit e maneiro

    ResponderExcluir
  65. precisava de uma coisa mais precisa...
    mais valeuu a tentivaa
    -.-'

    ResponderExcluir
  66. A palavra de Deus diz que ném o filho sabe, só o pai sabe quando vai ser o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  67. é ta bom, o site é bom gente ajudou bastante

    ResponderExcluir
  68. NAO ESTAH TODA COMPLETA A PESKISA MAS DEU PRA FAZR. . .EM COMPESACAO GANHEI 10 PTOS PRA MIM PASSAR DE ANO. . .VLW. . .BJUSS. . .FACE:MARCELLA SILVA

    ResponderExcluir
  69. NAO ENTENDI NADA NAO RESOLVEL MEU PROBLEMA

    ResponderExcluir
  70. Texto bem elaborado com boa explicação, me ajudou bastante, continue postando, até mais.

    ResponderExcluir
  71. Texto muito bem elaborado com explicação detalhada, me ajudou bastante, continue postando, até mais.

    ResponderExcluir
  72. mt bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  73. Vlw pvt era tudo que eu precisava

    ResponderExcluir
  74. Obg !
    Vai mee' ajudaa' bastantee' . . .

    ResponderExcluir
  75. Obg !
    Vai mee' ajudaa' bastantee' . . .

    ResponderExcluir
  76. brigada vou tera 10 em meu trabalho.

    ResponderExcluir
  77. muito pouco o conteudo

    ResponderExcluir
  78. Ai gente procura em outro site se não enta feliz aqui foi so um documentário

    ResponderExcluir
  79. pow show ajudo de mas acho que vo tira um notãooo ni trabalho

    ResponderExcluir
  80. vou fazer um trabalho show

    ResponderExcluir
  81. muito bom vou tirar 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  82. isso é tudo que preciso e tambem tem bastante informação gostei muito desse texto dos maias e parabens a quem fez ou criou isso tudo

    ResponderExcluir
  83. Nossa obg isso me ajudou bastante !
    (:(:(:
    lololol

    ResponderExcluir
  84. , Nen era oque eu precisava.. que saco !

    ResponderExcluir
  85. bem n era o q eu precisa mais ...

    ResponderExcluir
  86. ñ era o q eu precisava...

    ResponderExcluir
  87. Nss n sei como q a fessora quer q eu falo isso td oral nem dar pr gravar n cabeca aff.

    ResponderExcluir
  88. muito ruim !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  89. Muito ruimm , nossa que texto idiota ta tudo erradoo , mdss -.-' kii odiio tenho um trabalho sobre os Maias e tenho que decorar tudo sobre eles , vou ter ki respondee sem consulta e não tem um site que presta ki porra >:(

    ResponderExcluir
  90. ninguem te pergunto o saite e publico tu entro porque tu quis

    ResponderExcluir
  91. n ajudou mas mesmo assim vlw obgd

    ResponderExcluir
  92. pq ninguem no mundo diz como os maias faziam a previsao do tempo?

    ResponderExcluir
  93. Eu precisava de um texto mas claro :/ ai naum tem nd *-* Mas oq vale éh a intenção,,,,,

    ResponderExcluir

Postar um comentário