Maiores Invenções


No Top 5 de hoje,vou postar algumas das maiores invenções da humanidade.Sei que muitas outras vão ficar de fora,sei também que haverá opiniões diferentes...mais essas 5 são uma pequena amostra do poder da criatividade!
1º CONTROLE REMOTO
O primeiro controle remoto de televisão foi criado em 1950 pela Zenith Radio Corporation e não era nem um pouco prático, uma vez que era ligado a TV por meio de um fio, o que limitava seu uso a distancia. Em 1955 a mesma empresa criou o primeiro controle remoto wireless. Ele era munido de uma fonte de luz que era captada por uma fotocélula alojada no aparelho de tv. O problema é que a fotocélula não sabia distinguir a luz proveniente do controle remoto da luz proveniente de qualquer outro foco da casa. Além disso, esse controle era limitado a apenas um comando.No ano seguinte um inventor chamado Robert Adler trouxe uma solução para este problema, ele produziu um controle remoto que emitia ondas de ultra-som.O problema é que a tecnologia de ultra-som era um pouco cara e somente com o advento dos transistores é que este controle se tornou popular.Com o aumento da disponibilidade de canais nos anos 70 foi necessário o uso de números de três dígitos para designação das emissoras. E isso criou um problema muito grande, pois os controles remotos até então só possuíam a opção de “canal para cima” e “canal para baixo” o que tornava muito chato navegar entre muitos canais. Para isso seria necessário que o controle tivesse diferentes ondas para as teclas de 0 a 9 assim como os demais comandos.Para suprir a essa demanda uma nova tecnologia foi criada em 1977 pela empresa ITT a pedido da gigante das telecomunicações BBC. Essa tecnologia nova era ao infravermelho. Foi aí que nasceu o controle remoto como conhecemos hoje.Hoje em dia é impensável viver sem controles remotos sejam eles de TV ou qualquer outro aparelho eletrônico. Um estudo recente diz que em uma casa de classe média existem pelo menos quatro controles remotos, demonstrando assim que mais do que facilitadores da vida moderna os controles remotos são parte fundamental do mundo que conhecemos hoje.
2º TELEVISÃO
Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olimpícos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível.A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
3º ENERGIA ELÉTRICA

A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron significa âmbar em grego.Em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente e,em 1880 Edison patenteia o sistema de distribuição elétrica. No Brasil,em 1881, A primeira iluminação externa pública do País foi inaugurada na atual Praça de República, em SP. Em 1882, Edison implementa o primeiro sistema de distribuição elétrica, em corrente contínua, 110 V, em Manhattan.

4º TELEFONE

O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamou eletrofonecado, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública registrada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio à Petrópolis.

5º IMPRENSA

O primeiro jornal regular de que se tem notícia foi a Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I de nossa era. A publicação, gravada em tábuas de pedra, havia sido fundada em 59 a.C. por ordem de Júlio César, trazendo a listagem de eventos ordenados pelo Ditador (conceito romano do termo). Na Roma Antiga e no Império Romano, a Acta Diurna era afixada nos espaços públicos, e trazia fatos diversos, notícias militares, obituários, crônicas esportivas, entre outros assuntos.O primeiro jornal em papel, Notícias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China.Em 1440, Gutenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel, utilizando os tipos móveis: caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram rearrumados numa tábua para formar palavras e frases do texto.Esta arte propagou-se com uma rapidez impressionante pelo vale do Rio Reno e por toda a Europa.

Comentários

  1. Realmente são invenções incríveis, aliás um top 5 é até pouco. Pena que nem sempre a criatividade do ser humano é usado para o bem.
    Além dos ja ditos, ainda citaria o rádio, principal meio de comunicação antes da tv, e até mesmo depois entre as classes mais baixas.
    Outra importante invenção foi o computador, a lampada e um bem atual que utilizo bastante, o mp3(mesmo sabendo que existe mp2000, mas acho que o mp3 é suficiente).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. quem inventou o radio o ventelado o computador etc

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado esse saite me ajudou a fazer o meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. suashaushaush >< divian ter posto como criaram o PC e os iPhoone's , teria bem mais acessos u.u kkkk concerteza teria sinhee , mas valeu me ajudou nos trabalhos da eskola ... sz'

    ResponderExcluir
  6. Queria saber o de 2002

    ResponderExcluir

Postar um comentário