95% dos blogs estariam abandonados


Quando escutamos que o Technorati mantém indexados 133 milhões de blogs em seus registros, e que o BlogBlogs já alcança o milhão, a popularidade dos blogs na Internet parece inegável, mas a realidade está muito distante disto, pois apenas 5% destes foram atualizados nos últimos 120 dias, convertendo a blogosfera praticamente em um povoado fantasma.
Muita gente lançou-se à aventura de ter um blog quando a WEB 2.0 nascia, com sonhos de ganhar popularidade, ter centenas de seguidores e comentários e, quem sabe, talvez ganhar a vida com o teclado. Como já sabemos, isto raras vezes acontece, e a decepção de ver seus elaborados textos pessoais com pouca ou/e nenhuma visita, rapidamente enterraram estes sonhos, deixando inúmeras posts abandonados a sua própria sorte em alguma conta gratuita.
Hoje as tendências estão claramente mudando, as pessoas preferem manter uma conta no Orkut ou se unir ao amado ou odiado Twitter, onde já não é necessário inspiração, senão 140 carateres que descrevam em uma linha o que se está fazendo. Isto facilitou muito o processo de manter atualizada a sua "audiência".
Os blogs agora são plataformas para que os meios gerem conteúdo com nível menos pessoal e mais localizado. Os que permanecem, competem de igual para igual com os grandes portais, muitas vezes com mais visitação e participação comunitária.
Sem importar o que ocorra, é intrigante ver como a Internet gera sua própria história a alta velocidade, inclusive deixando restos arqueológicos no caminho.

Comentários

  1. Acho que deveria ter um tempo para encerramento da conta caso não tenha acessos ou atualizações...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma 51, mas é uma boa idéia! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário