por Paulo Queiroga,correspondente do DT em Minas Gerais

A Capadócia, na Turquia, centro do mundo antigo e berço da civilização, é um destino para quem já está acostumado a viajar e busca o inédito. Cravada na Ásia Menor, a Capadócia guarda uma história que remonta a 9 mil anos.

Segundo a Bíblia, os judeus da Capadócia estavam presentes em Jerusalém, na Festividade dos Pentecostese a primeira epístola de São Pedro se dirige também aos Capadócios.As comunidades cristãs construíram ali igrejas e mosteiros em impressionantes esculturas escavadas em rocha de origem vulcânica, num cenário de ficção.
Aterrisar no aeroporto de Nevsehir, há 700 km de Istanbul, traz a sensação de chegarmos ao meio do nada, ao fim do mundo. O planalto seco e árido, o céu, num azul absoluto, sem nuvem alguma; e nenhuma cidade ao alcance das vistas já provocam uma tremenda mudança no estado de espírito.
Alá
Quando avistamos plantações de melão, melancia, berinjela, tâmaras, nozes, pistaches, damascos e figos é que, aos poucos, nos aclimatamos e nos surpreendemos com a riqueza humana por trás do árido cenário.No trajeto de 50 minutos, subindo por estrada asfaltada entre colinas, até 1.800 m de altitude, chegamos a Ürgüp, a cidade mais preparada para o turismo na região.
A população é 98% de mulçumanos. A partir do século 7 d.c., a expansão do islamismo chegou ampliando o poder do Islã nesta região e em toda a atual Turquia. Os ensinamentos de Alá e o seu livro sagrado, o Alcorão, são levados muito a sério.
As esculturas naturais na Capadócia foram se formando ao longo do tempo moldando a pedra vulcânica arenosa. Rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem e criaram fantásticas formações rochosas. Os monumentos são como cogumelos e castelos construídos numa paisagem lunar.
Em Ürgüp você encontra os banhos turcos (hamam), obras históricas das épocas dos Seljukos Otomanos, mesquitas, biblioteca, rica cerâmica e tapeçarias de encantar nossos olhos.A cidade tem boa estrutura de hospedagem com hotéis turísticos. Mas, é preferível ficar nas pequenas pousadas que guardam a vida simples, os costumes locais e onde o atendimento é mais humanizado.
A poucos quilômetros de Ürgüp, em Göreme, as rochas onde foram esculpidos mosteiros e igrejas são um museu a céu aberto. No vale das “chaminés de fada”, um dos antigos grandes centros da cristandade, você poderá homenagear um dos mais conhecidos santos no Brasil: São Jorge, no local onde ele nasceu.
Capricho

O Ramadã é um período sagrado, móvel no calendário mulçumano. Durante 30 dias por ano, a população faz jejum, oração e caridade. Neste período, a venda de bebidas alcoólicas é proibida. Se você for amante de uma gelada, poderá encontrá-la em alguns supermercados e tomá-la, praticamente escondido.
O que torna a Capadócia um lugar realmente exótico é que a intervenção do homem harmoniza com o lento e incansável capricho das esculturas do Grande Arquiteto do Universo.
A Capadócia é um destino relativamente barato pela originalidade e riqueza histórica. Dificilmente você se esquecerá da magia deste lugar.
Caramba deu vontade de fazer as malas rapidinho...
ResponderExcluirAbraços e Bom domingo !
Nesta cidade ninguem conhece Jõa Jorge, onde ele cresceu e combateu, só e conhecido no Brasil, por que será?
ResponderExcluirA Capadócia é linda e emocionante........um lugar surreal.....diferente de tudo que já vi.......vale a pena conhecer e sentir a magia do lugar.....
ResponderExcluirHilka Bueno - RJ
deu vontade de ir para a capadocia,conhecer a cultura e os costumes deles..
ResponderExcluirTenho muita vontade de ir para istambul,usar as roupas que eles usa e tomar um tchai
Capadocia e um lugar emocionante a Salve Jorge por exemplo de um lugar de Istambul a Capadocia com baloes ezótico e interessante!BJCAS SOU ANONIMA BAYBAY!!!
ResponderExcluirAdorei as fotos.
ResponderExcluir