Chuveiros escondem bactéria que causa doenças respiratórias

da France Presse, em Chicago

Os chuveiros têm risco de oferecer um meio de desenvolvimento ideal para uma bactéria responsável por patologias respiratórias, segundo estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Pesquisadores que analisaram 50 chuveiros situados em nove cidades dos Estados Unidos encontraram em um terço delas uma presença significativa da microbactéria Mycobacterium avium, também conhecida como "MAC".
Este agente patogênico comum se encontrava em concentrações 100 vezes superiores ao habitual nas redes hidráulicas das cidades.
"Se alguém coloca o rosto sob o chuveiro desde que abre a torneira, provavelmente receberá uma forte carga de MAC, e isso não é bom para a saúde", explicou o microbiólogo Norman Pace, da Universidade do Colorado, um dos coautores do estudo. A equipe de Pace iniciou sua pesquisa depois que estudos do hospital National Jewish de Denver encontraram um possível vínculo entre o aumento recente das infecções pulmonares não tuberculosas e o uso da ducha ao invés da banheira ou do box.
As pessoas em situação de risco são as mulheres grávidas, os idosos e as pessoas cujo imunológico está debilitado.Os sintomas vão da fadiga a uma sensação geral de mal-estar, passando por uma tosse seca e persistente. Segundo o estudo, os chuveiros de metal são menos suscetíveis de abrigar a micobactéria que os de plástico.
Para diminuir o risco de contaminação, Laura Baumgartner, da Universidade do Colorado, sugere deixar a água correr durante um minuto antes de entrar no banho --apesar de isso não ser uma atitude ambientalmente correta.


OBS: O Cascão já sabia dessa pesquisa há muito tempo!!!Pessoal, nada de deixar de tomar banho só por causa de uma pesquisa...pior do que doença respiratória é falta de banho, que aliás piora muito o ar que se respira!!!

Comentários

  1. eu fiz curso em saude tecnico e serio aonde vc olhar tem basteria tudo tudo tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário