Dia da mentira

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. No começo do século 16, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1582, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que os gozadores passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Os mentirosos

Barão de Munchausen - O alemão Karl Friederich Hieronymus, mais conhecido como barão de Munchausen, viveu entre 1720 e 1797. Ele lutou contra os turcos de 1740 a 1741, e, quando voltou da guerra, passou a relatar suas aventuras aos amigos. As histórias extraordinárias do barão foram lançadas em livro pela primeira vez em 1785, na Inglaterra. Ele conta como venceu um exército inteiro fantasiado de galinha, como conseguiu sair de um poço muito fundo puxando os próprios cabelos, como cavalgou em uma bala de canhão e como ficou pendurado com seu cavalo na torre de uma igreja e subiu até a Lua escalando uma corda. O barão de Munchausen virou personagem de cinema em 1943 e 1988.

Pedro Malasartes - Pedro Malasartes é um tipo caipira que defende os humildes desde a Idade Média. As histórias do mito, cheias de artimanhas e astúcias, já foram criadas em países da Europa e no Brasil. Pedro Malasartes foi interpretado no cinema pelo ator Amácio Mazzaropi, em 1960.

Pinóquio - Criado pelo escritor italiano Carlo Collodi, Pinóquio é um boneco de madeira que quer se transformar num menino de verdade. O livro foi editado pela primeira vez em 1883, na Itália. A particularidade do boneco é que seu nariz cresce cada vez que conta uma mentira. A história de Collodi virou filme de Walt Disney em 1940.

Comentários

  1. Corinthians Campeão da Taça Libertadores da América!!!!
    P R I M E I R O D E A B R I L ! ! !
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. eu acho que deveria se criar o dia da verdade, pois dia da mentira ja virou rotina, principalmente aqui no nosso país.
    Ja pensou como seria bom, pelo menos uma vez no ano todos dizendo só verdade???
    seria uma caos, mas seria legal!!!

    ResponderExcluir
  3. é Corvo...vc não esquece o Corinthians hein!!!

    ResponderExcluir
  4. ta muito mau humorado Dom Quixote!!!
    foi só uma brincadeira com seu timinho aí...
    qual é mesmo o nome dele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário