FMI: recuperação da economia mundial só virá em 2010

Agência Estado
Por Gustavo Nicoletta


Washington - A recuperação da economia mundial provavelmente não ocorrerá no final deste ano, como havia sido estimado anteriormente, em parte devido ao lento progresso da estabilização dos sistemas bancários, afirmou o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.
"A recuperação mundial que prevíamos para o final do ano de 2009 - ou para o início de 2010 - agora foi adiada para 2010, partindo do pressuposto de que as políticas corretas serão implementadas", avaliou Strauss-Kahn. Apesar de os países terem adotado as sugestões do FMI na implementação de pacotes de estímulo, o processo de reestruturação dos bancos caminha de forma vagarosa, acrescentou.
Ele mostrou desapontamento particularmente com os países europeus, afirmando estar "um pouco preocupado com a velocidade da resposta coordenada de que precisamos."
Em janeiro, o FMI revisou em baixa a previsão de crescimento da economia mundial, calculando expansão de 0,5% para este ano e uma recuperação gradual para 3% em 2010. Strauss-Kahn disse que mesmo aquelas "projeções sombrias" agora parecem muito otimistas. O FMI divulgará estimativas atualizadas em abril. As informações são da Dow Jones.


Fonte:www.abril.com.br

Comentários

Postar um comentário