O Pensamento Pessimista



Vou abrir espaço para um tema, ou melhor, uma teoria que a maioria das pessoas não gostam, - aliás, acredito que não gostem porque na maioria das vezes a teoria está correta – o Pessimismo.
É isso mesmo, sou pessimista!
Muitas pessoas quando me ouvem falando isso logo dizem: Credo!Para com isso!Isso atrai maus fluídos!
Os partidários do otimismo sempre tem frases feitas como: Pensamento positivo!Vai dar tudo certo!!!Acho que eles tentam se iludir, criando um mundo perfeito.
Veja bem...se você acorda às 6:30 para trabalhar achando que o dia vai ser lindo e tudo vai dar certo, sem problemas e durante o dia as coisas não dão certo – como na maioria das vezes – no final do dia você está cansado, estressado e decepcionado.Com o passar do tempo e das demais situações da vida a pessoa começa a entrar num processo de depressão causada pelas expectativas não realizadas.
Segundo o psiquiatra e psicanalista Mário Eduardo Costa Pereira, professor da Unicamp, algumas pessoas quando se deparam com alguma limitação ou frustração sofrem crises de pânico horríveis.Para fugir do ciclo de vontade e frustração, Schopenhauer conhecido como filósofo do pessimismo, sugere que as pessoas deixem de dar tanto valor aos desejos cotidianos e que aceitem que sofrer não só faz parte da vida, como dá sentido a ela: o grande desafio da nossa existência seria aprender a lidar com o sofrimento.
Não pense que esse ponto de vista deixa a vida mais difícil, pelo contrário, os pessimistas se cobram menos e dormem melhor.
Mas então é errado lutar para que o mundo seja um lugar melhor?
Não!Só que o jeito mais eficiente de fazer isso é com o pessimismo.Ele está na raiz de todas as coisas que garantem uma boa vida hoje em dia.Para garantir a paz dos cidadãos,a defesa militar de um país precisa levar em conta o pior cenário de guerra.Uma boa lei também pressupõe as piores ações e os piores sujeitos.O sistema político que mais assegura a democracia é o que divide direitinho o poder entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, prevendo que um vai querer cortar as pernas do outro.

Então, esqueça o pensamento positivo.O que pode mesmo melhorar o mundo e a sua vida é ter uma certeza na cabeça: Isso não vai dar certo!

Comentários

  1. Concordo plenamente, apesar de você talvez ter sido pessimista com relação ao que os leitores iram achar dessa postagem, rs.
    O Pessimismo é a arma contra decepções, e a fonte de alegrias quando tudo acontece acima das expectativas (o que não é muito dificil no caso de um pessimista).

    ResponderExcluir

Postar um comentário