Origem do termo laranja

Entenda as hipóteses sobre como surgiu o termo laranja para designar elementos que doam seu próprio nome para que sujeitos possam cometer crimes sem serem expostos.


Entre as acepções que o dicionário Houaiss traz para o termo laranja, temos: “indivíduo, nem sempre ingênuo, cujo nome é utilizado por outro na prática de diversas formas de fraudes financeiras e comerciais, com a finalidade de escapar do fisco ou aplicar dinheiro de origem ilícita”. Mas você sabe qual é a origem desse sentido?

Não há registros históricos que comprovem quando essa significação surgiu na língua portuguesa, mas ela é bem frequente no meio policial para se referir a pessoas que têm seu nome envolvido em fraudes financeiras das quais se beneficia bem pouco ou nada.

Uma das hipóteses é que o termo tenha passado a ser usado durante a época da Lei Seca

americana, em que era proibido beber em público, assim, para fugir da fiscalização, algumas pessoas injetavam bebidas alcoólicas em laranjas e bebiam em locais públicos sem serem descobertas.

Uma segunda hipótese associa o significado do termo ao fato de que, após o consumo, resta apenas o bagaço da fruta, desse modo, o beneficiário do dinheiro ilícito conseguido pelo laranja sugaria tudo dele.

Há, ainda, uma explicação menos difundida segundo a qual o termo nasceu entre presos políticos, que criavam pirâmides financeiras para sustentar suas famílias. Nesse esquema de pirâmide, uma pessoa, que era chamada de “limão”, deveria convencer outras dez pessoas a fazerem pagamentos para que os “limões” recebessem o dinheiro. As pessoas que faziam esse pagamento eram chamadas de “laranja”.

Outra hipótese associa o termo ao “agente laranja” usado pelos norte-americanos na Guerra do Vietnã. Algumas pessoas dizem que esse sentido tenha se originado da gíria policial “espremer o preso” para que ele confessasse aquilo que esperavam ouvir.

O fato é que não há registros que comprovem quando o termo laranja ganhou essa acepção. A língua é um fenômeno vivo, que está em constante mutação, portanto, nem sempre conseguimos determinar quando novos sentidos vão surgindo. Essa significação, porém, segue cada vez mais firme no português brasileiro e as práticas ilícitas que envolvem laranjas são cada dia mais comuns em nosso país.

Texto - Adriana de Paula e Joel Paviotti

Comentários