Bandeiras com a cruz nórdica.

A Cruz nórdica é um padrão de bandeiras da Escandinávia, com todos os países nórdicos adotando esse modelo, representando o cristianismo. A cruz à esquerda, chamada Cruz Nórdica, começou a ser adotada em seu formato moderno no século 18 pela Dinamarca, diferenciando-se outras bandeiras em que a cruz é centrada, como da Inglaterra, conhecida como a cruz grega.
A bandeira verde no canto direito do mapa, na Rússia, representa a bandeira dos povo Vepes. O grupo possui 8.240 integrantes, falantes da língua vepes.
Diversas regiões do Brasil também levam a cruz nórdica em suas bandeiras, como o município de Itu (SP), Lagoa Formosa (MG), Nova Prata (RS), Frei Martinho (PB), Chapadinha, (MA), Escada (PE) Peritiba (SC) e outros.
Antes de ser apropriada pelo cristianismo, a cruz era simbólica em outras sociedades, representando a interseção do plano material e do transcendental. Por exemplo, foi insígnia de Serápis no Egito, assim como o antigo símbolo hieroglífico da vida egípcio, o ankh.
Antes do século 4, na época do imperador romano Constantino, os cristãos eram extremamente reticentes em retratar a cruz. Uma exibição muito aberta dela poderia expô-los ao ridículo, se apropriando de um símbolo tão difundido pela sociedade ou por associa-los a uma forma de execução. Depois que Constantino se converteu ao cristianismo, ele aboliu a crucificação como pena de morte e promoveu a cruz como um simbolo da fé, tornando-a famosa a partir de 350 D.c. O sinal da cruz, feito por exemplo antes e depois das orações, só começou a ser difundido no século 5 D.c
Antes da cruz, os cristãos utilizavam o símbolo do grego antigo, o Ichthys,- que se assemelhava a um peixe - para se identificar entre si. Não se sabe exatamente o motivo pelo qual o peixe foi escolhido como símbolo pelos cristãos. Nos testamentos, o peixe é utilizado de forma simbólica em várias passagens, e os 4 apóstolos André, Pedro, Tiago e João eram pescadores. Ademais, as letras ΙΧΘΥΣ, que muitas vezes são grafadas no interior do Ichthys, seriam um acrônimo de “Iesous Christos Theou Yios Soter” ou “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Diversas tumbas de cristãos antes do século 2, possuem o Ichthys.

Comentários