Sapo na panela.


Se você puser um sapo numa panela, enchê-la com água e a colocar no fogo, vai perceber uma coisa interessante: o sapo se ajusta à temperatura da água e permanece lá dentro. E continuaria se ajustando, quanto mais subisse a temperatura.

Quando a água estivesse perto do ponto de fervura e o sapo tentasse saltar para fora, não conseguiria, porque estaria muito cansado devido aos ajustes que teve que fazer. Alguns diriam que o que matou o sapo foi a água fervendo. O que o matou, na verdade, foi a sua incapacidade de decidir quando pular fora.
Pare de se ajustar às pessoas erradas, relacionamentos abusivos, amizades parasíticas, trabalhos fim-de-carreira e tantas situações que vivem “esquentando” você. Quando você já fez tudo o que pôde e ainda tem que viver fazendo mais, você corre o risco de morrer tentando, e não alcançar nada. Saia fora disso! ”

(Autor desconhecido)

Comentários

  1. Às vezes, somos sapos fervidos. Não percebemos as mudanças.

    Achamos que está tudo muito bom, ou que o que está mal vai passar – é só questão de tempo. Estamos prestes a morrer, mas ficamos boiando, estáveis e apáticos, na água que se aquece a cada minuto. Acabamos morrendo, inchadinhos e felizes, sem termos percebido as mudanças à nossa volta.

    Sapos fervidos não percebem que além de serem eficientes (fazer certo as coisas), precisam ser eficazes (fazer as coisas certas). E para que isso aconteça, há a necessidade de um contínuo crescimento, com espaço para o diálogo, para a comunicação clara, para dividir e planejar, para uma relação adulta. O desafio ainda maior está na humildade em atuar respeitando o pensamento do próximo.

    Há sapos fervidos que ainda acreditam que o fundamental é a obediência, e não a competência: manda quem pode, e obedece quem tem juízo. E nisso tudo, onde está a vida de verdade? É melhor sair meio chamuscado de uma situação, mas vivos e prontos para agir.

    ResponderExcluir
  2. qual o problema de nao alcancar nada? Fazer algo neste mundo e aceitar partilhar com estas pessoas que mentem, traem,...... Nada me interessa. Ou nasci no lugar errado. Nao estou interessada em nada.

    ResponderExcluir
  3. porque voce vive me repetindo isso?

    ResponderExcluir
  4. Achei esse texto interessante. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente ,temos que ter um comportamento sadio,adulto para lidar com problemas tipo essa do sapo!Então assim sairemos ou permanecemos felizes.

    ResponderExcluir
  6. E muita vezes não é felicidade em estar na situação eu diria que é auto sabotagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário