Cristina premia jornais chapa-branca

Escrito por Gustavo Hennemann

BUENOS AIRES

Dois grupos de comunicação da Argentina abertamente favoráveis ao governo da presidente Cristina Kirchner receberam quase metade de toda a verba publicitária oficial destinada a jornais e revistas em 2010.O principal beneficiado foi o jornal "Página 12", mantido por um grupo de investidores governistas. O veículo ficou com 26,5% dos R$ 56 milhões repartidos pela Casa Rosada no último ano.

Outros 21% foram destinados a quatro jornais e revistas do empresário Sergio Szpolski, dono do grupo Veintitrés e amigo da presidente.Os grupos que controlam os jornais "Clarín" e "La Nación", líderes do ranking de tiragem na Argentina e inimigos políticos do governo, ficaram com apenas 10% e 3% respectivamente.

Os dados foram repassados por agências de publicidade ao "La Nación". O governo mantém em segredo os números da verba publicitária desde 2009.

Fonte:pelomundo.folha.blog.uol.com.br

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