9.9.10

A diferença entre voto Branco e Nulo

Voto branco e voto nulo: diferenças desconhecidas. A importância do voto nulo em uma eleição e o motivo do governo não ressaltar essa importância perante a população.
Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!

Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). O voto em branco é um ato de conformismo.

Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato. Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles?
E por que eu falo deles? Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".

Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.

Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!
Fonte: Mídia Independente

5 comentários:

  1. ótimo post, pra mta gente ambas opções são uma confusão só, é mto mal explicado na midia VOTO BRANCO
    VOTO NULO, eu me arrependi das escolhas passadas em 2008, então esse ano fala sério vai tudo nulo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Você está errado! Voto em branco e nulo são iguais para o TSE. O voto em branco não vai para quem está na frente. Votos em branco e nulos são votos inválidos. São diferenciados apenas para fins estatísticos.

    Isso é mito. O que acontecia antigamente era que, na cédula de papel, deixá-la em branco permitia que o apurador preenchesse ela em seu lugar. Daí a noção de que era melhor anular a cédula ou o seu voto poderia ir para outra pessoa.

    Hoje com o voto eletrônico não há mais necessidade disto. Se quiser votar realmente nulo, basta digitar um número que não existe e confirmar, mas não faz diferença de apenas apertar a tecla "Branco" e confirmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É balele, tem diferença sim, os dois votos. Brasileiros ª, não permitem que enganem vocês por argumentos mentirosos. Abram os olhos, antes de votar pesquezem em quem estam entregando sua cidade.

      Excluir
  3. Anônimo, os dois votos tem sim significados diferentes!

    ResponderExcluir
  4. Tanto faz branco ou nulo. Para o TSE, o significado é o mesmo. No Código Eleitoral só o TSE pode anular votos e convocar uma nova eleição (caso de fraude, por exemplo). O voto nulo ou branco dado pelo eleitor é tudo a mesma coisa.

    ResponderExcluir