Scarlett Johansson

Scarlett I. Johansson
Nova Iorque ,22 de novembro de 1984


Filha do arquiteto nova-iorquino Karsten Johansson e da produtora Melanie Sloan, Scarlett é de origem dano-polonesa. Tem dois irmãos mais velhos, Vanessa, que também é atriz e Adrian, além de ter um irmão gêmeo chamado Hunter. Tem um meio-irmão chamado Christian.
Em março de 2006, foi eleita pela revista masculina Esquire como a mulher mais sexy do mundo. Desde cedo Scarlett teve ligação com a dramaturgia, sendo seu nome uma homenagem à protagonista de E o Vento Levou, Scarlett O'Hara.
A sua carreira como atriz foi lançada na produção teatral off-Broadway "Sophistry", com Ethan Hawke. No cinema, Scarlett começou em 1994 com um pequeno papel no filme "O Anjo da Guarda", de Rob Reiner. No ano seguinte, a atriz interpretou a filha de Sean Connery e Kate Capshaw em Justa Causa. De 1996 a 1999, ela emplacou apenas papéis de pouca potencialidade, seja na comédia romântica "Lado a Lado com o Amor" (1996) ou na aventura infantil Esqueceram de Mim 3 (1997), destacando-se, porém, sua dramática personagem em "Meninas de Ninguém" (1996), que lhe valeu uma indicação[2] ao Independent Spirit Award 1997 como Melhor Atriz.
As coisas começaram a mudar quando Johansson se envolveu com o projeto de vanguarda Ghost World, baseado na história em quadrinhos homônima - "Mundo Cão" (no Brasil), de 2000, no qual contracenou com Thora Birch, Steve Buscemi e Brad Renfro. A adaptação dos quadrinhos feita pelo diretor Terry Zwigoff conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro adaptado e, graças aos elogios da crítica especializada, abriu de vez as portas de Hollywood para a jovem atriz.

A consagração definitiva de Scarlett Johansson veio com sua participação no elogiado longa de Sofia Coppola, Encontros e Desencontros, de 2003. Dividindo a cena com Bill Murray, Scarlett deu vida à depressiva Charlotte, numa história de solidão e descoberta de afinidade entre pessoas aparentemente incomuns. Ela ganhou o BAFTA de melhor atriz e foi ainda indicada ao Globo de Ouro 2004 de melhor atriz em comédia/musical (no mesmo ano em que concorreu também como Melhor Atriz em Drama por Moça com Brinco de Pérola, mas seu nome ficou ausente da lista das nomeações do Oscar.

A partir de Lost in Translation, Scarlett entrou definitivamente para o time das grandes estrelas de Hollywood, vindo convites de muitos diretores para os mais variados tipos de filmes. Em 2004, dividiu os créditos com Dennis Quaid na despretensiosa comédia Em Boa Companhia, de Paul Weitz. No ano seguinte, Scarlett participou do filme de ficção científica A Ilha, de Michael Bay, e do drama Match Point, de Woody Allen.
Em 2006, ela filmou Dália Negra, de Brian De Palma e participou do clipe What Goes Around Comes Around do cantor Justin Timberlake, sendo acusada posteriormente como suposta pivô de separação do cantor com a atriz Cameron Diaz, sua namorada na época. Em 2007, protagonizou o filme O Diário de Uma Babá e em 2008, participou de uma adaptação dos quadrinhos, The Spirit, além de participar do filme Vicky Cristina Barcelona, dirigido por Woody Allen e do filme A Outra ao lado de Natalie Portman.

Além de ser atriz, Scarlett é modelo, já fez diversas campanhas para várias marcas famosas, entre elas Louis Vuitton, Dolce & Gabbana,Calvin Klein, L'Oreal, Moët & Chandon, entre outras. Atualmente reside em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Comentários