Origem da expressão "Responder na bucha"

Dizer algo "na bucha" é dar uma resposta de imediato, sem pestanejar. Bucha é uma planta trepadeira com espécies originárias da Ásia, da África e da América. Mas qual a relação entre a planta e a frase? A explicação está nas espingardas antigas.

A bucha era amassada junto com a pólvora e o chumbo, a fim de manter a carga unida dentro da arma. Segundo o pesquisador Marcelo Duarte no livro O Guia dos Curiosos - Língua Portuguesa, "quando a arma era disparada, essa camada às vezes ficava visível". Assim, quem respondia "na bucha" era aquele que revidava assim que esses resíduos apareciam - ou seja, logo depois do disparo, sem que o adversário tivesse tempo de preparar um novo ataque.

Comentários

  1. Parabens pelo blog, pelo que andei vendo esta bem legal, embora as mudanças recentes dificultaram ver os posts antigos...
    Noa conhecia essa expressao , nem que bucha era essa parte da arma...
    eu so sabia eu Bucha era uma sociedade secreta, uma irmandade maçonica na Faculdade de Direito do Largo de Sao Francisco! da qual partiiparam varios ex presidentes do Brasil no seculo XIX, foi muito importnate pra implantação do liberalismo no Brasil.
    bem, interessante seu trabalho ligado a historia, continue assim
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem... aqui pela região onde moro não ouvimos muito essa expressão, mas todos sabemos o que quer dizer, eu só não sabia da estória..
    Gostei!
    Abraço, depois volto pra ver as novidades!

    ResponderExcluir
  3. Ai sim hein... cultura nunca é demais, ainda mais qdo se trata de ditos populares! Muito boa a postagem!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário