Junte-se a nós!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Atrizes Brasileiras


Hoje, dando continuação ao meu ultimo Top 5, vou postar sobre as 5 melhores atrizes do Brasil. Assim como a lista dos atores, vão surgir questionamentos, mas que fique claro aos leitores que essa não é uma lista tecnica, analizada por especialistas e sim uma lista de opinião, alias que até para mim foi dificil fazer. Pra falar a verdade, tirando as três primeiras colocações, fiquei com bastante duvidas quanto aos outros nomes. Mas no momento essa é minha lista. E a de vocês? Comentem(se quiser).

1ª Laura Cardoso

Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni nasceu em São Paulo, 13 de setembro de 1927, mais conhecida como Laura Cardoso, é uma atriz brasileira de cinema e televisão.Pioneira da televisão no Brasil, Laura tem atuado em teleteatros, séries e novelas desde a década de 1950 na extinta TV Tupi e posteriormente em várias emissoras. Foi casada com o ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Baleroni.Em novembro de 2006, ela recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam por sua contribuição à cultura brasileira.
Trabalhos recentes na Televisão

2009Caminho das Índias .... Laksmi Ananda

2006 - O Profeta .... Abigail

2005 - Hoje é dia de Maria .... Narradora/ Senhora dos Dois Mundos (verdadeira guardiã do Limiar)/ Vó

2003 - Chocolate com Pimenta .... Carmem da Silva

2002 - Esperança .... Madalena

2001 - A Padroeira .... Silvana

2000 - Vidas Cruzadas .... Natália Oliveira de Barros (Rede Record)

1999 - Vila Madalena .... Deolinda

1998 - Meu Bem Querer .... Yeda

1996 - Salsa e Merengue .... Ruth

1995 - Explode Coração .... Soraya

1995 - Irmãos Coragem .... Sinhana

1994 - A Viagem .... Dona Guiomar

1993 - Mulheres de Areia .... Isaura


Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_cardoso

2ª Fernanda montenegro

Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva, (Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929) é uma consagrada atriz brasileira de cinema, teatro e televisão indicada ao Oscar.É considerada tanto pelo público como pela crítica como uma das grandes damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos.Iniciou sua carreira no ano de 1950, com o espetáculo "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado daquele que seria seu marido por toda a vida, Fernando Torres.Sua estréia em cinema se dá na produção de 1964 para a Tragédia Carioca de Nelson Rodrigues, A Falecida, sob direção de Leon Hirszman.Além de ter sido cinco vezes agraciada com o Prêmio Molière, ter recebido três vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo e de inúmeros outros prêmios em teatro e cinema, ganhou ainda o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Óscar de melhor atriz em 1999 pelo filme Central do Brasil de Walter Salles. Recebeu também vários prêmios da crítica americana, no mesmo ano (Golden Globe Award, Los Angeles Film Critics Award, National Board of Review Award).Em televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi de São Paulo, telenovelas na extinta TV Excelsior e na TV Rio e na Rede Record e dezenas de produções na Rede Globo.Tem dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres, um dos sócios da Conspiração Filmes, produtora de publicidade e cinema.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Montenegro

3ª Ana Paula Arósio

Ana Paula Arósio Nasceu em São Paulo no dia 16 de julho de 1975. Iniciou sua carreira de modelo aos doze anos de idade, quando foi descoberta por uma caça-talentos em um supermercado; sua estréia se deu através da Agência Stilo, coligada da Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Depois de aparecer em centenas de capas de revistas e comerciais de televisão, partiu para a carreira de atriz, o que aconteceu com o filme ítalo-brasileiro Forever, do diretor Walter Hugo Khouri, com participação de Ben Gazzara.Suas primeiras aparições em telenovelas ocorreram no SBT. Foram três produções a partir de 1994: Éramos Seis, Razão de Viver e Os Ossos do Barão. O estrelato veio em 1998, quando protagonizou a minissérie da Rede Globo Hilda Furacão[4], da autora Glória Perez.Em 1996, seu então noivo, o empresário Luiz Carlos Tjurs, cometeu suicídio na sua frente, o que a deixou traumatizada durante meses.Em 1998, ganhou o prêmio Melhores do Ano - Domingão do Faustão, na categoria Revelação do Ano como: a prostituta Hilda na minissérie Hilda Furacão.A seguir, atuou em duas telenovelas da mesma emissora, Terra Nostra e Esperança, ambas do autor Benedito Ruy Barbosa e com foco na imigração italiana no Brasil. Além disso, fez outras minisséries e diversas participações especiais na televisão, ao mesmo tempo em que desenvolvia uma carreira também no teatro. Sua peça mais importante foi Casa de Bonecas, de 2002.Em 2004, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme Celeste & Estrela, de Betse de Paula, no 3º Festival de Cinema de Varginha.Em 2005, atuou no filme O Coronel e o Lobisomem, do diretor Maurício Farias, ao lado de Selton Mello e Diogo Vilela, uma co-produção da Natasha Filmes, de Paula Lavigne. Sua primeira telenovela contemporânea foi Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos, exibida entre 2006 e 2007. Até então, só havia feito telenovelas de época.Em 2007, Ana Paula foi escolhida a nova garota-propaganda da marca Avon. Em 2008, ela mais uma vez protagoniza uma novela de época, Ciranda de Pedra, que é uma releitura da novela de 1981.Ganhou três vezes o Troféu Imprensa, na categoria Revelação do Ano como Hilda de Hilda Furacão em 1998 e na categoria Melhor Ariz como a italiana Giuliana de Terra Nostra em 1999 e como a judia Camille de Esperança em 2002

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_paula_arósio

4ª Leandra Leal

Leandra Leal Nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de setembro de 1982. É filha da atriz Ângela Leal. Começou no teatro aos sete anos de idade e na televisão com oito anos, quando gravou o último capítulo da novela Pantanal, em que sua mãe também trabalhava.Graças a uma aptidão rara para interpretar personagens no cinema, teatro e TV, Leandra Leal é considerada hoje uma das maiores atrizes de sua geração, com uma carreira consistente que inclui novelas, peças e filmes de sucesso.Foi premiada nacional e internacionalmente, com apenas 13 anos de idade, pela interpretação em A ostra e o vento, seu primeiro filme, onde contracenou com atores como Lima Duarte e Fernando Torres. Trabalhou com importantes diretores brasileiros, como Walter Lima Jr., Jorge Furtado, Murilo Salles, Paulo Cesar Saraceni, Júlio Bressane, Sérgio Rezende, Moacyr Góes e José Eduardo Belmonte.No teatro, escreveu, dirigiu e produziu a peça Impressões do meu Quarto, com Bianca Gismonti em 2005. Além de participar da montagem de Antonio Pedro do clássico nacional Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, Tartufo, dirigida por Tonio Carvalho, e Simpatia, dirigida por Renata Melo.Como produtora, realizou vários shows no teatro da sua família — Teatro Rival — como Seu Jorge, Mundo Livre SA, Los Sebosos Postizos, Cordel do Fogo Encantado e Paula Lima.A atriz é noiva do músico Lirinha.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leandra_leal

5ª Eva Wilma

Eva Wilma Riefle Buckup nasceu em São Paulo, no dia 14 de dezembro 1933. É uma atriz brasileira de ascendência russa. Foi casada com os atores John Herbert, com quem teve dois filhos, chamados Vivien e John Jr. e com Carlos Zara, por 23 anos.Eva Wilma iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Logo passou a fazer parte do São Paulo Ballet de Maria Oleneva e, em 1953, participou do Ballet do IV Centenário de São Paulo. Zé Renato chamou-a para formar a primeira turma de teatro de arena.
Depois o diretor Luciano Salce convidou-a para fazer o filme Uma Pulga na Balança na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, simultaneamente, a Companhia Multi-Films contratou-a para fazer três filmes, sendo dois deles ao lado de Procopio Ferreira.Eva Wilma estreou na televisão em 1954, quando Cassiano Gabus Mendes convidou-a para atuar no seriado Namorados de São Paulo, ao lado de Mauro Sérgio. Posteriormente, Gabus Mendes mudou o título da série para "Alô, Doçura", e esta foi protagonizada por Eva Wilma e John Herbert durante dez anos.

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? E Glória Pires??? Regina Duarte?? Leandra Leal? Eu hein hehe.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Opa Fabio, td blz? Segundo Top Five que vc vem com suas criticas... se vc tiver lido a postagem toda deve ter percebido que essa é uma postagem de opinião. Engraçado é que vc critica mas nunca deixa sua lista. Outra coisa, é top5, não é top 100... diante de tantos atores e atrizes bons, muitos ficam de fora. Eu analizo um ator ou atriz, pela capacidade de criar personagens diferentes, caracteristicas essa que não encontro na Regina Duarte(papeis sempre muito chatos e iguais), nem na Glória Pires(não vou coloca-la na lista só pq o filme "se eu fosse vc" esta na midia),alias esas duas não entrariam nem no meu top 100. Boas atrizes que eu deixei de fora e que me recordo agora:
    Nicete Bruno
    Cassia Kiss
    Alessandra Negrini
    Carolina Dieckmann
    Marjore Estiano (grande revelação)
    Marieta severo

    ResponderExcluir
  3. Concordo bastante com o seu top 5, só colocaria a Renata sorrah no lugar da ana paula arósio... não eh soh por causa de senhora do destino não,acho ela uma excelente atriz flw

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela participação Nunes,
    volte sempre
    Valew!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi,outras atrizes deveriam entrar como : Nádia Lippi, Angela Vieira, Gloria Menezes, Tamara Taxman, Claudia Costa, Nubia Oliver, Daniela Perez(in memória), Cristina Mullins, Nina de Paula, Neuza Borges, Ludmila Dayer, Gabriela Duarte, Tête Medina, Betty Faria, Alexandra Marzo, Carla Daniel, Eva Wilma, Gloria Pires, Laura Cardoso, Leandra Leal, Angela Leal, Suzana Gonçalves, Suzana Vieira, Marilia Pera, Sandra Pera, Nicette Bruno, Beth Goulart, Barbara Bruno, Elizabeth Savalla, Liliana Castro, Verinha Darcy, Suzy Camacho, Adele Fatima, Adelaide Chiozzo, Guilhermina Guinle, Camila Pitanga, Marina Montini, Daisy Lucidi, Monah Delacy, Christine Torlone, Silvia Pfeifer, entre outras lindas e talentosas atrizes. Teria que ser top 100

    ResponderExcluir
  6. eu ñ gostei nada disso!!!!!!! prefiroo Drica Moraes

    ResponderExcluir

Tudo é História

Related Posts with Thumbnails